A Volkswagen confirmou nesta semana que, além do hatch ID.2, que antecipa o futuro Golf elétrico, a empresa também lançará um modelo ainda mais barato a baterias, que deverá se chamar ID.1. Segundo a revista Autocar, o hatch tem preço estimado de 20.000 euros, ou seja, custará próximo de um Polo Highline, com tabela de R$ 112.000 na linha 2023.
O preço é um desafio para a VW, porque precisa ser baixo para tornar o veículo competitivo no mercado. Nesse sentido, o futuro ID.1 (ou Polo elétrico) terá preço de tabela abaixo dos 20.000 dólares em revendedores da Skoda. Assim, deve garantir lucros para a montadora, apesar do baixo custo. Será uma estratégia parecida com o que faz o grupo Renault atualmente com o Kwid elétrico, que está disponível também com o logotipo da Dacia.
Com o foco em iniciar uma nova fase de elétricos acessíveis na montadora, o VW ID.1 poderá ser vendido em vários mercados. E terá muitos componentes intercambiáveis com outros modelos, para ter custo de produção menor.
O uso de baterias de ferro-fosfato, por exemplo, ajudam a baixar o preço final do carro. Por serem menos densas e mais baratas que as de íons de lítio, que são mais comuns, também favorecem o peso final do veículo, o que facilita a construção de um compacto com as dimensões de um Polo, por exemplo.
Espera-se que o carro elétrico popular da Volkswagen tenha baterias de 55 kWh, o que lhe dará autonomia de até 250 km. Entretanto, a previsão de lançamento é 2027.
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