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VW revela o ID.2, seu novo hatch elétrico barato; veja quanto vai custar
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VW revela o ID.2, seu novo hatch elétrico barato; veja quanto vai custar

Novo hatch elétrico ID.2 antecipa a nova geração do VW Golf a baterias; modelo estreia em 2025 na Europa e terá uma autonomia de até 450 km

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

16 de mar, 2023 · 6 minutos de leitura.

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Volkswagen VW
Volkswagen ID.2 será elétrico de entrada da VW que estreia em 2025
Crédito:Volkswagen ID.2 - Volkswagen/Divulgação

A Volkswagen revelou seu novo carro elétrico de entrada, o ID.2. Tal como contamos no Jornal do Carro, o modelo antecipa a nova geração do hatch médio Golf, que continuará em linha em versão totalmente elétrica. O novo modelo ficará posicionado abaixo do ID.3, já em testes no Brasil. Entretanto, o que chama atenção é o preço inicial próximo de 25 mil euros, cerca de R$ 140 mil na conversão atual. Ou seja, mostra a meta da VW de popularizar os carros a baterias.

Previsto para estrear em 2025 na Europa, o conceito ganhou nome temporário de ID.2 All. Apresentando a nova linguagem visual da VW, ele é feito com base na plataforma MEB. Entretanto, será o primeiro modelo sobre essa arquitetura com tração dianteira. Assim, vai contar com um motor elétrico capaz de gerar até 226 cv de potência.



Com esse conjunto, o ID.2 será capaz de acelerar de zero a 100 km/h em menos de 7 segundos. Já a velocidade máxima será de 160 km/h. Por fim, de acordo com a marca, o modelo terá uma autonomia robusta de 450 km no ciclo WLTP. Até o momento não há informações sobre a capacidade da bateria. Mas a promessa é de que o hatch consiga atingir de 10% a 80% em apenas 20 minutos nas estações de recarga rápida.

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VW ID.2
Divulgação/Volkswagen

Homenagem ao Golf

Durante a apresentação, a Volkswagen afirmou que o ID.2 será “tão espaçoso quanto um Golf e tão econômico como um Polo”. Embora não tenha confirmado as medidas, espera-se que o hatch elétrico tenha 4,05 metros de comprimento e uma distância entre-eixos de 2,60 m. Assim, terá um bom espaço interno mesmo sendo pouco menor que o Golf.

Além disso, os dados apontam que o ID.2 terá um porta-malas generoso de 490 litros, mas pode chegar até 1.330 litros com o banco traseiro rebatido. Ou seja, terá compartimento maior que o de muitos SUVs compactos da atualidade.


Em relação ao design, as colunas traseiras do ID.2 claramente prestam homenagem ao primeiro Golf. A carroceria também chama atenção pela simplicidade. Na dianteira, destaque para os faróis conectados por uma faixa iluminada. O mesmo acontece na traseira, que tem desenho mais quadrado.  

Divulgação/Volkswagen

Cabine moderna

O interior, por sua vez, traz um visual minimalista e moderno. No painel, há o multimídia flutuante com tela de 12,9″ que comanda a maioria das funções do carro. Abaixo, há os comandos para o ar-condicionado. Outro destaque é o painel de instrumentos digital de 10,9″. O modelo ainda conta com Head-Up Display, carregador por indução para smartphones, faróis matriciais de LEDs e recursos de condução semiautônoma.


“Estamos transformando a empresa de forma rápida e fundamental. E o ID.2 mostra para onde queremos levar a marca: perto do cliente, com tecnologia de ponta e design fantástico. Estamos em ritmo acelerado para levar a mobilidade elétrica às massas”, declarou o CEO da divisão de carros de passeio da Volkswagen, Thomas Schäfer.

VW ID.2
Divulgação/Volkswagen

Outros lançamentos elétricos da VW

Vale lembrar que o ID.2 é apenas um dos dez novos carros elétricos que a Volkswagen vai lançar até 2026. A alemã já confirmou o lançamento do novo ID.3, de uma versão maior do ID.Buzz (a Kombi elétrica) e do ID.7, que vai substituir o Passat. Além disso, a VW prometeu um SUV compacto que custará menos de 20 mil euros. Assim, a fabricante está mais perto do objetivo de ter uma participação de 80% de carros elétricos na Europa.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.