A Mini já registrou a patente da nova geração do Countryman elétrico no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O modelo será lançado ainda neste ano na Europa. Inclusive, será feito pela primeira vez na Alemanha, juntamente com o BMW iX1. Afinal, as duas marcas pertencem ao mesmo grupo. Porém, ainda não há data confirmada para o lançamento no Brasil.
A base vai ser a plataforma FAAR, a mesma dos BMW Série 1, Série 2 Gran Coupé e Série 2 Active Tourer, Por sua vez, o visual registrado pela Mini é curioso. Desse modo, a terceira geração do Countryman tem a dianteira frente totalmente fechada. Até aí, tudo bem. Afinal, isso é comum nos carros elétricos. Mas e as rodas? Note que elas também aparecem completamente fechadas.
Isso, portanto, contradiz com o que o BMW Group apresentou recentemente. Novas fotos do modelo (abaixo) evidenciam rodas de liga leve fundidas. De acordo com a marca, o conjunto é feito com até 70% de alumínio reciclado, algo em prol do meio-ambiente.
Ainda segundo o Grupo BMW, o novo Countryman mede 4,43 metros de comprimento. Assim, tem 13 centímetros a mais que o da geração atual. Além disso, a altura, de 1,61 m, cresceu 6 cm. Como resultado, o espaço interno é maior. Desse modo, o carro sobe de patamar. Assim, abre espaço ao Aceman, que será posicionado entre o SUV renovado e o Cooper.
Na cabine, o novo Countryman tem materiais como poliéster reciclado obtido a partir de garrafas PET e restos de carpetes. De acordo com a Mini, o uso de revestimento ecológico de partes como painel, volante e tapetes, por exemplo, reduz as emissões de CO2 em até 85%.
Duas variantes elétricas
O Countryman manterá elementos estéticos do modelo atual, como capô arqueado, teto quadrado e, claro, faróis arredondados. Porém, terá uma nova linha de motores. A gama, a princípio, deixará de contar com opção híbrida plug-in. Assim, terá apenas variantes elétricas e a gasolina. Portanto, serão apenas duas versões: Countryman E e Countryman SE ALL4.
A primeira delas terá motor elétrico de 191 cv de potência. Já o Countryman SE ALL4 contará com dois propulsores elétricos para tracionar as quatro rodas. Assim, terá tração integral. Como no BMW iX1, que chega ao Brasil no segundo semestre, a potência será de 313 cv. Além disso, haverá uma outra unidade elétrica para impulsionar o conjunto. Os dois modelos terão baterias de 64,7 kWh. Portanto, a autonomia deverá ser de cerca de 450 km. Ou seja, maior que os 438 km do iX1.
O Grupo BMW vai expandir a capacidade de produção da fábrica de Leipzig, na Alemanha, até 2024. Para isso, está investindo cerca de € 800 milhões. Ou seja, equivalentes a R$ 4,5 bilhões, na conversão direta.