Você está lendo...
Mini revela o Aceman, conceito de SUV elétrico com visual futurista
Mercado

Mini revela o Aceman, conceito de SUV elétrico com visual futurista

Com inspiração nos clássicos da Mini, SUV Aceman terá ampla tecnologia e interior futurista; modelo estreia em 2024 com 400 km de autonomia

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

31 de jul, 2022 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Mini Aceman
Mini Aceman pode virar realidade no mercado e entregar uma autonomia próxima de 400 km
Crédito:Divulgação/Mini

A Mini revelou um novo carro conceito que antecipa o seu primeiro utilitário esportivo puramente elétrico. Chamado de Aceman, o SUV tem as linhas clássicas da marca britânica, mas tem visual bastante futurista, acentuado pelos faróis e lanternas Full LEDs. O crossover, dessa forma, marca o início de uma nova era de design para o Mini, segundo a montadora. E, além do estilo, vai entregar tecnologias avançadas e amplo espaço interno.

De acordo com a própria Mini, o novo modelo ficará entre o tradicional Cooper e o SUV Countryman em termos gerais. Existem rumores de que o modelo possa chegar ao mercado em 2024, com algumas alterações no projeto. No entanto, antes disso acontecer, fará uma estreia ao vivo no evento Gamescom 2022 – feira anual de jogos eletrônicos que acontece na Alemanha. Assim, sua primeira aparição está prevista para o dia 23 de agosto.

Mini Aceman
Divulgação/Mini

Publicidade


Embora não tenham divulgado muitas informações, a marca já detalhou as medidas do novo SUV movido a baterias. Ao todo, serão 4,05 metros de comprimento, 1,99 m de largura e 1,59 m de altura. Portanto, ele será apenas 4 centímetros mais longo que o Mini Cooper.



Mistura de designs

Como dissemos, apesar dos detalhes e acabamentos futuristas, a Mini continua fiel ao visual clássico da marca. Começando pela dianteira, um dos grandes diferenciais é a iluminação que faz uma espécie de moldura na grade frontal. Além disso, vale lembrar que ela é completamente fechada, já que motores elétricos dispensam admissão de ar. Por sua vez, os faróis deixaram de ser os clássicos redondos como em outros modelos e adotam formas onduladas. E assim como os faróis, as lanternas (dianteiras e traseiras) também são de LEDs.

Nas laterais, o foco vai para as novas rodas de 20 polegadas. Contudo, o grande chamariz é a cor azul da carroceria, com o nome Icy Sunglow Green. Ela contrasta diretamente com o teto, que possui um rack exclusivo, e tem acabamento na cor British Racing Green. É uma espécie de verde escuro que também se faz presente nas bordas superiores inferiores. No mais, há detalhes em laranja e cromado no restante do modelo.


Divulgação/Mini

“Este carro-conceito reflete como o Mini está se reinventando para seu futuro totalmente elétrico e o que a marca representa: sensação de kart eletrificado, experiência digital imersiva e forte foco em uma pegada ambiental mínima”, diz Stefanie Wurst, Head da Mini.

Interior único

Assim como acontece no exterior, a cabine também traz acabamentos na cor verde. É o caso, por exemplo, do volante de veludo. Vale dizer que, por causa da proposta sustentável, a Mini decidiu não usar couro de origem animal no interior. Assim, traz combinações de materiais recicláveis. Mas, o que realmente chama atenção é o novo diplay OLED circular da central multimídia. Ainda não há detalhes das funções, mas é certo que o piloto consegue controlar as cores internas e o painel, que pode ter uma projeção estendida da tela central.  


Mini Aceman
Divulgação/Mini

“No interior do Mini Concept Aceman, nos concentramos em uma aparência simplista em combinação com materiais premium e cores acolhedoras. A digitalização nos permite nos contentar com poucos elementos operacionais e, ao mesmo tempo, maximizar a experiência de uma maneira característica do Mini”, disse Oliver Heilmer, chefe da Mini Design.

Mecânica é uma incógnita

Até o momento, não há informações sobre o conjunto elétrico e o desempenho. Contudo, ao que parece, todos os novos modelos elétricos serão feitos sobre uma nova plataforma específica. Por isso, terá uma autonomia próxima ao dos novos Cooper E e SE, por exemplo, que serão lançados em breve. Assim, poderá alcançar até 400 km.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião