Um dos modelos mais vendidos da história da Toyota, o Camry saiu de linha no Japão. Em produção há 43 anos, o tradicional sedã vendeu mais de 1,3 milhão de unidades somente em sua terra natal. Mesmo assim, não resistiu ao peso do tempo e ao processo de eletrificação da montadora.
Com foco declarado no mercado norte-americano, onde suas vendas realmente continuam estáveis, o Toyota Camry deixou de agradar o público japonês. Assim, as baixas vendas no país asiático eram um sinal de que o modelo não iria resistir. No ano passado, o sedã registrou apenas 6.000 emplacamentos, número baixo para justificar a sua continuidade.
Segundo o site Nikkei Asia, o foco da montadora, em resposta ao ocorrido na sua terra natal, será de manter a produção do sedã em países em que ele ainda mantém sua popularidade. E o mais importante, suas vendas. Ainda segundo o periódico, há uma proposta de que ele seja substituído por um SUV ou um crossover, que são as carrocerias dominantes.
Entretanto, parece haver a necessidade de que esta seja uma despedida discreta, como manda a cultura local. Segundo o jornal, poucos concessionários Toyota estão fazendo pedidos de novos carros, bem como há uma redução nos lotes disponíveis do modelo. Já nos Estados Unidos, o Camry é um best-seller, então não deixará os showrooms tão cedo.
Crossover deve ocupar a vaga do Camry
Apesar da despedida no Japão, o sedã grande da Toyota continua disponível em outros 100 mercados ao redor do mundo. Entretanto, ares de mudança começam a acontecer dentro da Toyota. Um exemplo é o modelo Crown, antes muito conservador, mas que se tornou um crossover disponível fora do mercado doméstico japonês.
Entretanto, a principal mudança no modelo, que surpreendeu o público local, pode indicar o futuro do nome Camry no país. Sua próxima geração pode beber da fonte do novo Crown, mas ainda é cedo para afirmar os rumos que esperam o sedã.
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