A Toyota acaba de apresentar mais dois modelos conceituais da família bZ, sua linha 100% elétrica. A dupla está no Salão de Xangai, que abriu as portas ao público nesta terça-feira, 18. Batizadas de bZ Sport Crossover Concept e bZ FlexSpace Concept, as novidades vão ganhar versão de produção em breve. Conforme a marca, a estreia no mercado chinês vai ser em meados de 2024. Vale dizer que trata-se dos dois primeiros modelos elétricos (BEV) dos dez que a Toyota promete lançar até 2026.
Assim como no bZ3, sedã que recebeu o apelido de ”corolla elétrico”, o crossover conceitual vai usar uma plataforma desenvolvida em parceria pela Toyota, BYD e Faw. Esta, aliás, vai fabricar o carro de série. Entretanto, não há informações sobre o conjunto propulsor. Porém, o motor elétrico deve ser da BYD.
Conceito jovem
De acordo com a Toyota o carro mira um público mais jovem, da “geração Z”. Nas imagens, é possível notar a assinatura bZ nos faróis, que são conectados e formam um ”C” invertido. Além disso, o teto tem acabamento em tom preto brilhante. Por sua vez, as linhas da carroceira são “musculosas”, as grandes rodas têm desenho exclusivo e as maçanetas das portas são embutidas. Chama a atenção na traseira a linha descendente da carroceria, que lembra um fastback.
Diferentemente do estilo chamativo do exterior, a cabine vai ser minimalista. Porém, repleta de itens de conforto e segurança. Isso inclui duas telas, sendo que uma serve de painel de instrumentos e a outra, compõe a central multimídia. Além disso, no protótipo o volante ter formado retangular e há um grande teto solar panorâmico.
SUV da Toyota é para famílias
Por outro lado, o FlexSpace tem proposta mais familiar. O SUV, diferentemente do crossover, está sendo desenvolvido por Toyota, GAC e TMEC. Conforme a marca japonesa, o conceito do carro foi batizado de “Cozy Home”. Ou seja, “casa aconchegante”, em tradução livre. Assim, a marca informa que busca oferecer um espaço bem confortável e, ao mesmo tempo, seguro.
Nesse sentido, o carro tem cabine para lá de ampla. Além disso, suas linhas são leves e simples. Ou seja, há poucos vincos. Conforme a marca, esse visual passa um “ar mais fluído”. Porém, há soluções como faróis e maçanetas embutidos. Assim, aposta em uma fórmula bem diferente da adotada no SUV bZ4x, o primeiro carro 100% elétrico da Toyota.