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Fiat Uno celebra 40 anos de história de sucessos e inovações; confira
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História

Fiat Uno celebra 40 anos de história de sucessos e inovações; confira

Além de inaugurar um novo modo de produção e criar tendências, Uno deu salto de qualidade em quesitos como desenho, ergonomia e motor

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

20 de abr, 2023 · 6 minutos de leitura.

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Uno
Fiat Uno foi apresentado à imprensa internacional no dia 19 de janeiro de 1983, em cidade norte-americana que representa conquista espacial
Crédito:Stellantis/Divulgação

No começo de 1983, os SUVs ainda estavam longe de dominar a preferência do consumidor. Tanto que a grande aposta da Fiat, o Uno, era um hatch. Com formato de bota ortopédica, o carrinho, que oferecia valentia de sobra e bom espaço interno, conquistou o mundo. Mais precisamente, o Uno foi apresentado em 19 de janeiro de 1983, em Cabo Canaveral, nos Estados Unidos. A cidade ficou conhecida por ser a base na Terra para a conquista do espaço. Ou seja, o cenário era perfeito para o lançamento que buscava redefinir paradigmas.



E o objetivo da Fiat não demorou a virar realidade. Afinal, o Uno tornou-se o carro do ano já em 1984. No mesmo ano, chegou ao Brasil (leia a trajetória). Mas, antes disso, já havia sido flagrado pelo Jornal do Carro, que publicou “As primeiras fotos do Uno Brasileiro”, como estampava a capa de 25 de abril daquele ano. Por aqui, substituiu o 147, fez sucesso, e se aposentou em 2021 como um dos maiores sucessos da indústria em todos os tempos.

História

Após cinco anos de pesquisa e altíssimo investimento por parte da Fiat, o Uno nascia para fazer uma mudança radical no setor automotivo. O suporte vinha das diversas inovações, como uso extensivo de robôs no processo de produção, bem como a parceria entre o centro de estilo e a engenharia da marca. Isso, afinal, resultou em um notável salto de qualidade na comparação com os veículos até então existentes no mercado.

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Stellantis/Divulgação

Roberto Giolito, responsável pela Stellantis Heritage (Alfa Romeo, Fiat, Lancia, Abarth) afirmou que “O Uno foi um projeto totalmente inovador. Começando pela carroceria que, ao contrário do antecessor 127 (no Brasil, 147), levava solda robotizada. Na montagem, as portas consumiam menos componentes”, exemplifica o executivo.

De acordo com a Fiat, o Uno elevou o patamar em termos de produção, por meio de uma fábrica integrada e voltada para maior flexibilidade. O ponto de partida dessa filosofia industrial, todavia, foi o Robogate, um sofisticado sistema de produção projetado pela Comau, empresa líder em automação do Grupo Fiat, para a montagem de carrocerias que se baseava em um sistema preciso de soldagem por ponto para cada peça de o veículo.


A marca, afinal, aponta que, por meio desse sistema, o Uno aproveitou dezenas de robôs para as fases de montagem, soldagem e revestimento. Isso, a princípio, melhorou significativamente a uniformidade e a qualidade da produção.

“O Fiat Uno não só fez parte de uma revolução na fabricação, como mudou toda a forma de conceber, desenvolver e produzir um carro. Das mesas de desenho CAD à fábrica, tudo passou a ser gerenciado por um único sistema”, afirma Giolito.

Uno
Stellantis/Divulgação

Fire

O motor que virou sobrenome para o Uno foi, a princípio, criado (em 1985) justamente para o carro. A sigla FIRE, contudo, vem do inglês Fully Integrated Robotized Engine – refere-se ao sistema Robogate, com o qual foi criado. Em comparação com o motor anterior utilizado em todos os veículos Fiat, o novo Fire era mais compacto e leve (69 kg). Tinha, por fim, mais simplicidade em sua filosofia de design (95 componentes a menos) e mais modernidade.

E, assim, o Fiat Uno fez tanto sucesso que se manteve na mesma geração por décadas. O compacto que acomodava até cinco pessoas, tinha posição elevada para dirigir e limpador de para-brisa central único, de fato, serviu como fonte de inspiração para a concorrência e abriu caminho para novos produtos. “No entanto, a Fiat lançou uma versão com turbo e injeção eletrônica, que abriria caminho para hatches compactos e esportivos”, pontua Giolito.

Uno
Stellantis/Divulgação

Vídeo

Para entender um pouco mais sobre o Fiat Uno, Giolito conta, em vídeo, detalhes deste ícone da marca italiana. Assista abaixo:

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Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.