A RAM está aos poucos revelando detalhes de sua primeira picape feita no Brasil. O modelo de entrada, que será feito na fábrica de Goiana (PE), juntamente com a Fiat Toro e SUVs da Jeep, já roda em testes finais. Entretanto, a marca ainda não divulgou detalhes, como preços, versões e ficha técnica. Espera-se que a novata tenha preços entre R$ 250 mil e R$ 300 mil. Assim, vai poder disputar compradores com médias como Chevrolet S10, Ford Ranger e Toyota Hilux, por exemplo. A previsão é que o lançamento no Brasil ocorra no segundo semestre de 2023.
Para isso, a nova RAM deverá medir mais de 5 metros de comprimento. Além disso, vai trazer novos amortecedores e molas para suportar o maior peso. Como adiantado pelo Jornal do Carro, a carroceria vai ser do tipo monobloco, Por sua vez, a plataforma Small Wide Body 4×4 vai ser a usada no modelo. O nome também não foi revelado. Porém, segundo rumores no mercado, o modelo vai ser batizado de Rampage. Seja como for, nos corredores da empresa ela é conhecida como Projeto 291.
Novo teaser
A pista mais recente sobre o carro é um teaser (abaixo) divulgado pela RAM em seu canal no Youtube. Com o nome ”O Início”, o vídeo mostra alguns detalhes breves da picape. Ou seja, capô, lanternas e faróis, entre outros. Além disso, executivos da RAM já disseram que o modelo, criado em parceria com a área de engenharia nos Estados Unidos, vai ter motor potente e muito luxo. Assim como boas capacidades e ampla oferta de sistemas eletrônicos.
O spoiler, inclusive, confirma algumas especulações. Como é o caso, por exemplo, das linhas da carroceria, que vão ser retas. Assim como a grade avantajada. Nas imagens, é possível ver o emblema no capô, bem como as lanternas de LEDs. Além disso, o termo “turbo”, fixado abaixo da placa com o nome da marca, deixa claro que a nova RAM vai ter motor turbodiesel.
Interior com tecnologias da Jeep
Segundo rumores que circulam no mercado, a eletrônica virá da Jeep. Assim como no Commander, SUV de topo da marca norte-americana, a picape vai ter recursos modernos. Ou seja, como assistentes de condução, caso do controle de velocidade adaptativo e da frenagem de emergência. Bem como dos assistentes de manutenção de faixa de rolagem e manobras de estacionamento. Por fim, o modelo de entrada da RAM deverá ter interior luxuoso, com materiais nobres no acabamento.
RAM com motor da Toro?
Embora a fabricante não tenha confirmado, a novata deverá ter, como na Toro, Compass e Commander, motor 2.0 turbodiesel. Entretanto, ele será recalibrado para picape. Portando, provavelmente vai ter mais que os 170 de potência e 38 mkgf dos demais. Seja como for, o câmbio automático de nove marchas e a tração 4×4 vão ser oferecidos na nova RAM.
Além disso, essa configuração de transmissão e tração deve ser oferecida também em conjunto com o motor GME 2.0 turbo, inédito e flexível. Segundo rumores, um novo 2.4 turbodiesel deve chegar em 2024. Por fim, a aposta é que a picape da RAM tenha três versões de acabamento. São elas: Bighorn, Laramie e Rebel. Ou seja, sobrenomes já utilizados em outros modelos da marca.