A Lexus, divisão de luxo da Toyota, oferece carros híbridos desde 2005. Além de rodar com gasolina e/ou eletricidade, os modelos da marca são conhecidos pelo bom acabamento. É esse um dos destaques do RX 500h, que acaba de ser renovado. O SUV teve o visual todo renovado e até mudou de nome – antes se chamava RX 450h. Conforme a Lexus, o modelo está mais eficiente e ganhou equipamentos para continuar competitivo. Afinal, ele disputa compradores com carros de marcas bem conhecidas no Brasil, como Audi, Volvo e companhia. Seja como for, o carro tem preço sugerido de R$ 564.990.
Inicialmente, o Lexus RX 500h chega ao Brasil na versão F-Sport, com sistema híbrido convencional. A plug-in, cujas baterias podem ser recarregadas em tomadas, fica para o futuro. Seja como for, o carro que está à venda tem motor 2.4 turbo de quatro cilindros a gasolina e dois elétricos, sendo um em cada eixo. Vale lembrar que o RX 450 vinha com o 3.5 V6. Portanto, o sistema ficou mais eficiente.
No total, o RX 500h F-Sport tem 371 cv e 46 mkgf de torque máximo. Números que rendem bastante gás entre 0 e 100 km/h. De acordo com a marca, mesmo pesando mais de 2 toneladas, o RX 500h realiza o feito em 6,2 segundos. Já a velocidade máxima fica em 210 km/h. Todo o trabalho é auxiliado pelo câmbio automático de 6 marchas.
Suavidade é o destaque
Por fim, o motorista pode optar por quatro modos de condução. São eles: Normal, Eco, Sport e Custom. Neste último, como sugere a própria denominação, dá para customizar as características. Por exemplo, é possível configurar a direção para o modo Sport e o ar-condicionado em modo ECO.
Para conhecer as novidades do SUV de luxo, o Jornal do Carro foi até o circuito Panamericano (pista de testes que fica no interior de São Paulo), onde foi possível dar uma voltinha e entender o funcionamento do SUV.
O breve contato foi suficiente para notar detalhes como o silêncio a bordo e a força do conjunto mecânico. A ideia da marca é, mesmo oferecendo um SUV familiar, colocar a esportividade em foco. As respostas ao pedal do acelerador são extremamente ágeis. E, durante acelerações, um leve ronco pode ser ouvido por quem está a bordo. Um convite para quem gosta de acelerar.
Respostas de direção e freios também são bastante diretas. Durante frenagens bruscas, por exemplo, a distribuição de força não permite que o carro dê aquele mergulho para frente, afinal, a própria tecnologia trata de minimizar o impacto e atuar da maneira mais linear possível. Por falar nisso, vem com freios ABS ventilados nas quatro rodas e regenerativos na dianteira.
Tração é integral e rodas traseiras esterçam
O comportamento das suspensões, do mesmo modo, merece elogios. Sacolejar é algo fora de cogitação a bordo do RX 500h. Seja em retas ou em curvas, a carroceria permanece firme. Pelo menos no asfalto, único tipo de piso onde pudemos testar o carro.
Seja como for, o novo RX 500h F-Sport herda do elétrico RZ o novo sistema Direct4. Trata-se de uma tecnoloogia recém-desenvolvida que oferece tração nas quatro rodas em prol da melhor dirigibilidade, estabilidade extra e mais conforto. Basicamente, atua de forma individual em cada roda, monitorando e controlando constantemente a quantidade de torque de acionamento e a força de frenagem fornecida entre os dois eixos do veículo.
Entretanto, uma das principais novidades é o sistema de direção traseira dinâmica (DRS), que possibilita o esterço das rodas de trás – giram também em sentido contrário das rodas dianteiras em velocidades abaixo de 80 km/h – em até 4 graus. Isso, de acordo com a marca, serve para facilitar manobras e aumentar a estabilidade ao carro em curvas.
Alto nível de automação
Até para não fazer feio frente à Volvo, que é referência em segurança, a Lexus fez a lição de casa e, assim, oferece o avançado sistema Safety System 3.0. Nele, destaque para controle de velocidade de cruzeiro adapatativo e os sistemas de colisão frontal – que, se necessário, ativa automaticamente a frenagem (acima de 20 km/h) -, bem como de alerta e correção de saída de faixa. Tem, ainda a tecnologia de farol alto adaptativo, para evitar o ofuscamento do motorista à frente e da mão contrária.
No mais, o RX 500h reúne outros recursos de segurança, como alerta de ponto cego, suporte a frenagem de estacionamento (informa a presença de tráfego traseiro com possibilidade de frenagem automática a até 20km/h) e radar de verificação de perímetro. Este último, em síntese, opera com o auxílio de sensores para detectar veículos que se aproximarem por trás, incluindo bicicletas, para evitar colisões com a porta aberta. Ou seja, quando identifica potencial acidente, o carro emite sinal sonoro e alerta visual no retrovisor externo e, caso a pessoa insista em abrir a porta, o sistema realizará o travamento automático.
Por fim, o modelo também oferece o básico, como controle de tração e de estabilidade e assistência de partida em subida. Soma, portanto, sete airbags: joelho (motorista), frontais, laterais (cortina) e laterais para o motorista e o passageiro dianteiro. No mais, completam o pacote as luzes de iluminação lateral (cornering lamp), sensores de estacionamento inteligente e assistente ativo em curvas.
Interior
No RX 500h o que não falta é espaço. Com os mesmos 4,89 metros de comprimento da geração anterior, o SUV ampliou o entre-eixos para 2,85 m (60 mm a mais), acomoda bem cinco ocupantes. Na frente, tem ajustes elétricos nos bancos e ventilação para todos os ocupantes. Os comandos são todos voltados para o motorista.
Na parte de trás, os ocupantes têm espaço de sobra para cabeça, ombro e pernas. E além do bom espaço, têm comodidades como ar-condicionado digital exclusivo (é trizone) e portas USB para recarga de smartphones e outros equipamentos. O revestimento dos bancos mescla couro e suede.
No mais, o SUV tem quadro de instrumentos digital de 8″ e uma exagerada tela central, de 14″, que permite espelhamento via sistemas Android e Apple e o acesso às funções do veículo, como a navegação por GPS, por exemplo. Tem comando de voz – basta falar “Olá Lexus” – e carregador por indução para smartphones. Som com 20 alto-falantes, câmera 360 graus, head up display, teto solar panorâmico e iluminação interna com 14 diferentes cores, também vêm de série.
Desenho exterior
Por fim, mas não menos importante, hora de falar do design. Tudo é novo, mas o destaque vai para a nova grade com efeito tridimensional e para o conjunto óptico com faróis iluminados com LEDs e acendimento e ajuste automáticos. Lavador também faz parte do pacote. A assinatura em “L” com luzes DRL não deixa ter dúvida de que se trata de um Lexus, afinal, a letra remete ao logo da montadora.
A leve caída da coluna “C” do RX 500h dá um aspecto de cupê, mas sem abrir mão das origens. E, na parte de trás, as lanternas atravessam a tampa do porta-malas. O conjunto ilumina de ponta a ponta. Na paleta de cores, o SUV pode vir nos tons branco, azul, prata, cinza, bronze e preto.
Negócios
Com a meta de eletrificar 100% de seus modelos até 2035, a Lexus prepara 10 lançamentos para os próximos três anos. Nesse bolo, promete híbridos, mas aumentará a demanda por híbridos plug-in e elétricos. Afinal, “Os novos desafios de mobilidade mudaram os objetivos da população mundial. E não poderia ser diferente com as fabricantes de automóveis. Desse modo, a Lexus quer democratizar a eletrificação”, aponta José Ricardo, diretor comercial Lexus Brasil.
Nesse sentido, a marca (que tem portfólio 100% eletrificado desde 2020) visa entregar volume de 1.000 unidades em 2023 – 150 só do RX 500h. Isso, de acordo com a Lexus, dá perspectiva para crescimento de rede. Assim, o número de concessionárias será ampliado ainda neste ano. A marca ainda não fala em números, mas, hoje, são apenas nove pontos em todo o Brasil.