Depois de 75 anos de existência, a marca Land Rover deixará de existir. Entretanto, isso não significa o fim dos seus produtos. A JLR, sigla de Jaguar Land Rover, vai transformas os nomes Discovery, Defender e Range Rover, que atualmente batizam carros, em marcas independentes. Porém, a Jaguar não muda.
Seja como for, essas mudanças fazem parte da reestruturação e redefinição da marca. Assim, tudo começou com a sigla JLR, que, segundo a empresa, se transformou em uma “casa de marcas”. A medida, que envolve o futuro da empresa, é drástica.
Nomes de SUVs da Land Rover vão virar marcas
Conforme Gerry McGovern, CCO da JLR, isso é “fundamental para a estratégia batizada de “reimagine”. “Assim, a House of Brands, que é uma evolução natural, visa elevar e ampliar a singularidade de nossas marcas britânicas de personalidade”, diz. Segundo ele, a meta é “criar experiências verdadeiramente envolventes e emocionais para os clientes.”
Foco na eletrificação
Nesse sentido, McGovern diz que a Range Rover já é uma marca, assim como Defender. “Os clientes dizem que têm um Range Rover. No [segmento de] luxo, você precisa de claridade absoluta. Amamos a Land Rover, mas ela (marca) não tem tanto valor quanto a Range Rover.”
Seja como for, a meta da JLR é ser a primeira empresa do segmento de veículos de luxo com foco total em elétricos até 2030. Portanto, já anunciou que vai modificará a fábrica de Halewood (Inglaterra) para produzir apenas carros elétricos. Para isso, a plataforma modular EMA será 100% elétrica.
Mudanças aceleram lançamentos
A atual arquitetura MLA, por exemplo, vai ser mantida por algum tempo. Assim, visa atender mercados nos quais a eletrificação ainda não está a pleno vapor. Desta forma, a empresa manterá alguns veículos com motor só a combustão e híbridos. Aliás, o lançamento do primeiro carro 100% elétrico da Range Rover está confirmado para 2025.
A Jaguar, no entanto, acelerou o lançamento de seus veículos elétricos e tem atualmente três modelos em desenvolvimento. Dentre eles, um sedã de alto desempenho, que será revelado em 2024, com previsão de venda para 2025. Além disso, quando a fábrica de Halewood estiver concluída, os SUVs Evoque, Velar e Discovery Sport vão ser feitos lá. O Velar vai puxar a fila, em 2025.
Novo posicionamento
No total, a JLR investirá £15 bilhões, o equivalente a R$ 95 bilhões, na conversão direta, nos próximos cinco anos. No entanto, ainda não há detalhes de qual vai ser o posicionamento das quatro marcas, com exceção de Jaguar e Range Rover. A Jaguar terá foco no luxo moderno. Por sua vez, Range Rover continua sendo a marca dos SUVs premium.
A Defender, como marca, seguirá a proposta dos modelos atuais. Ou seja, focados na capacidade off-road. A Discovery deve continuar sendo a porta de entrada para o mundo JLR, com os SUVs Discovery Sport e Evoque na base. Por sua vez, o Velar ficará um degrau acima. Entretanto, as dúvidas de como essa reestruturação ocorrerá permanecem.
Segundo a JLR, as marcas serão quase que independentes, tal como a Audi e a Porsche no Grupo Volkswagen, por exemplo. Para isso, será preciso haver concessionárias próprias de cada marca. Seja como for, ao menos no Brasil isso significa uma mudança considerável na estrutura das revendas que atuam com mais de uma marca do grupo.
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