Audi e Porsche anunciaram uma parceria com a Raízen, empresa licenciada da marca Shell. As montadoras do grupo Volkswagen vão instalar 20 novos eletropostos para carros elétricos no País. A iniciativa já recebeu R$ 24 milhões em investimentos e prevê a instalação de carregadores rápidos até março de 2024. As estações ficarão nos postos Shell, como parte do programa Shell Recharge.
A nova rede de eletropostos terá estações de 150 kW capazes de carregar até 80% das baterias dos carros em 30 minutos, por exemplo. Os interessados poderão reservar horário para fazer o carregamento pelo aplicativo Tupinambá. Assim como poderão pagar pelo serviço digitalmente. Ou seja, tudo é feito pelo smartphone.
Além de facilitar a localização dos eletropostos, o aplicativo promete evitar filas de carros elétricos. Além disso, os clientes terão acesso às demais estações da Raízen. “A parceria para ampliar os postos de recarga rápida integra um programa de iniciativas para oferecer conforto e comodidade aos clientes. E reforça o compromisso da Porsche com a mobilidade elétrica”, afirma Peter Vogel, CEO da Porsche Brasil.
“A Audi já possui um vasto portfólio de veículos eletrificados no Brasil. Assim, busca avançar na expansão da infraestrutura de eletropostos no Brasil. Sabemos que o avanço da eletromobilidade depende dos produtos. Assim como de uma rede adequada para atendê-los. Por isso, estamos comprometidos com esse objetivo de longo prazo”, declara Daniel Rojas, CEO e Presidente da Audi do Brasil.
Audi e Porsche investem em novos eletropostos
Com investimentos de mais de R$ 60 milhões, Audi e Porsche planejam avançar na eletrificação. No final de 2021, por exemplo, a marca das quatro argolas investiu R$ 20 milhões em suas concessionárias para instalar carregadores de 150 kW. Além disso, a montadora aplicou outros R$ 10 milhões em carregadores AC. Estes podem ser encontrados em estabelecimentos comerciais.
Da mesma forma, a Porsche fez investimentos em eletropostos. Um total de R$ 32 milhões foram destinados à construção de uma rede de carregamento. A marca dispõe atualmente de mais de 708 carregadores AC instalados nas casas de donos de Panamera híbrido e Taycan, por exemplo. Além disso, 172 carregadores AC estão disponíveis em hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos. A marca ainda oferece 13 carregadores DC de 175 kW e outros três eletropostos de 350 kW.
Alemãs tentam alcançar a Volvo
Dentre as marcas premium, a Volvo é a que está à frente na eletrificação. Além de liderar as vendas de carros elétricos no Brasil, a montadora sueca trabalha desde 2021 na expansão da rede de carregadores no País. Para isso, abriu eletropostos entre São Paulo e Curitiba, no Paraná. E instalou estações no interior paulista. Com isso, é possível chegar a Brasília, por exemplo. Segundo a Volvo, são mais de 3.250 km de rodovias com estações de carga rápida.
O aumento das vendas de carros elétricos já reflete nos mapas do Google. Segundo a gigante de tecnologia, a busca por eletropostos cresceu 106% na comparação entre os meses de abril de 2022 e de 2023. Aliás, o Google Maps passou a oferecer o serviço em 2018. Mas a empresa não revelou números absolutos de busca. O resultado é parte de um levantamento sobre tendências de pesquisas por rotas e recursos sustentáveis na plataforma.
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