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Esquenta a briga entre Stellantis e concessionários de Citroën e Peugeot; entenda o caso
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Esquenta a briga entre Stellantis e concessionários de Citroën e Peugeot; entenda o caso

Concessionários de Citroën e Peugeot enviam carta à Stellantis com série de reclamações que vão da falta de bônus à qualidade dos carros

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

09 de mai, 2023 · 6 minutos de leitura.

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Peugeot Citroën Stellantis
Concessionárias de Citroën e Peugeot reivindicam bônus da Stellantis por desempenho
Crédito:Peugeot/Divulgação

As fabricantes francesas de automóveis sempre receberam críticas no Brasil. Desde a década de 1990, fala-se em um alto índice de reclamações feitas por donos de carros de Citroën e Peugeot. São problemas com os veículos e nos serviços de pós-vendas. Por isso, as duas marcas passaram os últimos anos reformando a rede pelo País. Mas o negócio parece estar complicado, pois os concessionários tornaram pública sua insatisfação.



Entenda o caso que envolve Stellantis e concessionárias de Citroën e Peugeot

Na última semana, uma carta obtida pela jornalista Paula Gama, do portal Uol, revelou que as associações de concessionários de Citroën e Peugeot notificaram a Stellantis (grupo que controla as marcas). O documento, assinado por Abracop e Abracit, ameaça até levar a situação à Justiça. A carta fala em “falta de peças e problemas sobre a qualidade dos veículos”.

As associações foram procuradas pelo Jornal do Carro. Contudo, até o fechamento desta reportagem, não responderam aos questionamentos. No site da Abracit, aliás, os serviços da aba “Fale Conosco” estão fora do ar.

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Por outro lado, Citroën e Peugeot responderam à reportagem. Com um único comunicado, em nome do grupo. “A Stellantis afirma que detém os mais rígidos testes de qualidade, alinhados com as melhores práticas globais. E que inconvenientes pontuais de abastecimento de peças são tratados e corrigidos com a maior velocidade possível”.

Novo Citroën C3 Stellantis
Citroën/Divulgação

Vai para a Justiça?

Apesar da ameaça, a ação na Justiça (após 10 dias da data das reivindicações) não deve ingressar. Em síntese, as providências contidas na carta enviada à Stellantis podem não chegar às vias de fato. Afinal, se as associações estivessem interessadas em uma resolução, recorreriam justamente à imprensa. O que não aconteceu. Também não confirmação de acordo.


Concessionárias estão de olho em bônus

Uma das principais preocupações contidas na carta era o impacto no recebimento de bônus. “Além do fato de os concessionários não terem condições de atenderem seus clientes de forma satisfatória, isso vem impactando forte e negativamente nos recebimentos dos bônus atrelados às pesquisas de qualidade realizadas pelas marcas”, diz o documento.

As associações alegam que esses indicadores condicionam o pagamento de valores adicionais por desempenho. Ou seja, quanto menor a nota dos clientes, menos se ganha da Stellantis. Nesse sentido, as lojas das marcas reivindicam bonificação retroativa.

Classificação “regular” no Reclame Aqui

O site Reclame Aqui, que recebe avaliação pública, atribuí nota regular para Citroën (6) e Peugeot (6,4). Ambas as marcas mantêm fluxo constante de reclamações sobre consertos e garantias. Por isso, apenas a metade dos usuários voltaria a fazer negócio. Mas o índice médio de solução fica na casa dos 65%. Ou seja, nada muito diferente do de outras fabricantes nacionais, como Chevrolet e Hyundai, com avaliações de 6 pontos.


Entretanto, as redes de Citroën e Peugeot têm muito o que melhorar. Afinal, a Renault, que também é francesa, tem ótima reputação no Reclame Aqui, com nota 8,4. A fabricante, aliás, responde quase 100% das reclamações. E tem índice de solução de quase 90%.

A carta enviada à Stellantis aponta ainda não o recebimento de peças de reposição. Inclusive para recall. Bem como atrasos nas entregas do hatch compacto C3. Com produção em Porto Real (RJ), o modelo foi lançado no Brasil em 30 de agosto de 2022 após meses de atraso. Na época, a justificativa foi a crise dos semicondutores. A nova geração do compacto veio com preço de carro de entrada, próximo de Fiat Mobi e Renault Kwid.

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Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.