A General Motors vem divulgando sua estratégia de eletrificação veicular, que inclui investimentos de US$ 35 bilhões para lançar 30 novos veículos elétricos nos próximos anos. Assim, confirma a vinda ao Brasil, em 2024, de dois SUVs elétricos inéditos: o Blazer EV e o Equinox EV. Conforme o presidente da empresa na América do Sul, Santiago Chamorro, a dupla virá em meados do ano e vai estrear no Brasil a nova arquitetura de baterias da fabricante, batizada de Ultium.
Conforme Chamorro, a estreia no Brasil vai ocorrer logo após a estreia nos Estados Unidos. Entre os diferenciais, a arquitetura Ultium é muito versátil. Criada pela GM, ela pode ser usada em vários tipos de veículos. Isso porque essa solução é modular. Ou seja, pode ser montada na horizontal e vertical, bem como ter várias configurações. Como resultado, pode equipar desde modelos compactos, como o Chevrolet Bolt, a grandes, caso da picape GMC Hummer, por exemplo.
Chevrolet Equinox EV vem na sequência
Pegando carona no movimento iniciado pelo Bolt EUV, a transição elétrica da GM terá outro SUV, logo após a chegada do Blazer EV: o Equinox EV. No entanto, o modelo chegará com a missão de ser o elétrico mais em conta da marca, por exemplo. Ainda não há informações sobre preços, mas espera-se que fique próximo ao do Bolt, que é oferecido por R$ 279.900. Conforme a GM, a vinda de outros modelos também está em fase de estudos no Brasil.
O plano da GM para a América do Sul é oferecer a linha mais abrangente de elétricos da região, que segundo a marca, tem potencial para ser um polo de produção e exportação de tecnologias e veículos. Ainda segundo a marca, uma das metas da transição para a eletrificação é a neutralidade de emissões de carbono. Assim como tornar mais sustentáveis e eficientes os veículos com motores a combustão. Porém, a empresa não revelou detalhes sobre os projetos.
O Jornal do Carro também está no Instagram, confira!