Você está lendo...
Uber vai iniciar corridas e entregas sem motorista com empresa do Google
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Mercado

Uber vai iniciar corridas e entregas sem motorista com empresa do Google

A Uber e a Waymo, empresa de carros autônomos do Google, vão iniciar viagens e entregas com carros sem motoristas nos Estados Unidos

Ana Carolina Bilatto

25 de mai, 2023 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Waymo
Uber e Wayno fazem parceria para trazer a tecnologia de condução autônoma
Crédito:Waymo/ Divulgação

A Uber e a Waymo, empresa de carros autônomos da Alphabet, dona do Google, anunciaram que vão iniciar viagens e entregas com carros sem motoristas nos Estados Unidos. As companhias confirmaram o início da operação para este ano, começando pelo estado do Arizona. Tal como o Jornal do Carro noticiou, os veículos autônomos da Cruise, startup da General Motors, já receberam autorização para rodar em São Francisco, na Califórnia.

Dessa forma, a Uber abrirá em breve aos usuários a opção de viajar com os carros sem motorista humano da Waymo. Os modelos também ficarão disponíveis para serviços de entrega em determinada área de Phoenix. Em comunicado, a Wayno diz que a opção valerá para viagens de carro e serviços de entrega do Uber Eats. O co-presidente da empresa, Tekedra Mawakana, afirmou que a parceria tecnológica vai acelerar o crescimento da direção autônoma.

Assim, a Uber, que é líder nas viagens de carros operadas por humanos, oferece à Waymo “a oportunidade de alcançar ainda mais pessoas”, afirma Mawakana. Tudo a partir de um emparelhamento de tecnologias disponíveis na frota de veículos elétricos da Waymo. Em conjunto com a rede de clientes do aplicativo de corridas e entregas.

Publicidade




Waymo
Waymo/ Divulgação

Uber terá só carros sem motorista no futuro

De acordo com o presidente da Uber, Dara Khosrowshahi, a direção autônoma vai se tornar parte da vida diária das pessoas. “A direção totalmente autônoma avança rapidamente e estamos entusiasmados em trazer a incrível tecnologia da Waymo para a plataforma Uber”, declarou. Por fim, o que pode ser interessante também levanta questionamentos. Afinal, qual será o futuro dos motoristas humanos com a parceria entre Uber com a Waymo?

carros sem motorista Hyundai Uber
Reprodução/Motional

Carros sem motorista no mundo todo

A Uber assinou recentemente um acordo de parceria de dez anos com a startup Motional, também especializada em sistemas de condução autônoma. Ou seja, a empresa planeja ter carros sem motoristas num futuro não tão distante não apenas nos EUA. Mas em alguns centros urbanos pelo mundo.

O anúncio vem logo após a Uber confirmar que só terá carros elétricos na frota até 2040. A gigante de mobilidade vai oferecer sua extensa tabela de clientes. E a Motional entrará com a tecnologia. Da mesma forma que o acordo com a Waymo. O primeiro veículo será o Hyundai Ioniq 5, mas com o sistema autônomo da startup. Dessa forma, o acordo visa fornecer serviços de taxi. Bem como delivery de alimentos em “mercados selecionados”.

A união entre as empresas se tornou oficial após o sucesso do programa piloto de entregas com modelos autônomos. Este foi feito em Los Angeles por meio do Uber Eats. O teste aconteceu no começo de 2022 e atendeu diversos clientes da região com entregas de alimentos e outros itens.


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

Chevrolet Montana Premier ou Fiat Toro Endurance? Veja o comparativo!
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.