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Primeiro Bentley a correr nas 24 Horas de Le Mans é vendido 100 anos depois
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Primeiro Bentley a correr nas 24 Horas de Le Mans é vendido 100 anos depois

Bentley 3 Liter Chassis 141 foi arrematado por mais de 3 milhões de libras esterlinas, valor que supera os R$ 18 mi, com venda intermediada pela Kidston SA

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

28 de mai, 2023 · 3 minutos de leitura.

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Bentley
Modelo foi restaurado após abandono em celeiro
Crédito:Kidston/Divulgação

Comparada até mesmo a eventos como o Grande Prêmio de Fórmula 1, as 24 Horas de Le Mans é emblemática na história do automomobilismo mundial. Agora, a prova faz 100 anos. Nesta corrida estava presente um Bentley 3 Liter Chassis 141, pilotado pelo veterano canadense John Duff e pelo piloto de testes da Bentley, Frank Clement. O fato curioso é que esta lendária unidade acaba de ser vendida.

Sim, 100 anos depois, o modelo foi arrematado por 3 milhões de libras esterlinas (valor equivalente a mais de R$ 18 milhões, na conversão direta). A venda feita a um entusiasta britânico (nome não identificado) foi, portanto, intermediada pela empresa suíça Kidston SA.

Bentley
Kidston/Divulgação

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Como foi essa história?

Na icônica corrida francesa do dia 26 de maio de 1923, a princípio, haviam 33 carros na pista. O Bentley em questão ficou em quarto lugar do ranking geral, apesar de um vazamento no tanque de combustível causado por pedras da pista não pavimentada.

Após a corrida, todavia, o modelo passou a atuar nas ruas. Usado, inclusive, como veículo de reboque. Em seguida, teve sua carroceria alterada e virou até carro funerário. Eis que, no fim dos anos 40, teve uso em transporte de cães. A partir daí, por fim, ficou esquecido.

Kidston/Divulgação

Ressurgiu, no entanto, no início dos anos 1980. E então, um jornalista automobilístico o identificou – em um celeiro – como o primeiro Bentley a correr em Le Mans. O carro foi, na sequência, comprado por um colecionador australiano que restaurou o modelo por completo. Na sequência, contudo, o Chassis 141 virou peça de museu. Agora, por fim, a raridade retornou à Grã-Bretanha.

Sucesso

Mesmo chegando ao mercado apenas dois anos antes (em 1921), o modelo fez sucesso após a exposição nas 24 Horas de Le Mans. Inclusive, bateu recorde da volta de 106,69 km/h em um carro apenas com freio traseiro. É tanto que emplacou 700 unidades em dois anos.



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