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Porsche atualiza logotipo para seu aniversário de 75 anos
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História

Porsche atualiza logotipo para seu aniversário de 75 anos

Logotipo fica mais moderno e sofisticado; atualização faz parte das celebrações dos 75 anos da Porsche e estreia no Mission X

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

11 de jun, 2023 · 3 minutos de leitura.

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Mudança sutil no logotipo faz parte das comemorações de 75 anos da marca
Crédito:Porsche/Divulgação

O nome Porsche remeter à esportividade, mas também é sinônimo de atenção a detalhes, requinte e exclusividade. Por isso, para comemorar os 75 anos de sua fundação, a marca promoveu a reestilização de seu logotipo. Olhares desatentos podem não perceber as atualizações. Mas elas estão nos detalhes.

Por exemplo, os elementos em tom vermelho ganharam inserções em formato de colmeia. Além disso, as partes douradas agora têm acabamento de aço escovado, que confere visual mais limpo. Além disso, no meio do emblema, a inscrição “Stuttgart” volta a aparecer, acima do cavalo.


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O dourado também é novo. Em suma, o emblema agora tem aspecto mais sofisticado. As relações entre a altura e a largura da grafia “Porsche” na crista do emblema também foram harmonizadas. Com isso, dão uma noção maior de profundidade, por exemplo. O foco da é passar uma imagem de solidez.

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Apesar da renovação, que pode indicar que o “esportivo do futuro” da marca está próximo, os emblemas antigos da Porsche continuam disponíveis. Conforme a marca, eles continuam à venda. Assim, podem ser encomendados pelo “Porsche Classic”. Ou seja, o programa de restauração de modelos clássicos da marca, por exemplo. Aliás, vários desses carros ainda têm o emblema inspirado no selo da cidade de Stuttgart.

Logotipo da Porsche surgiu em 1952

Porsche/Divulgação

O desenho original do símbolo da Porsche surgiu em 1952. Ele foi criado por Franz Xaver Reimspieß, que também desenhou o logotipo da Volkswagen, em 1936. Embora a marca estivesse em operação desde 1948, seu famoso emblema só surgiu quatro anos depois. A primeira aparição foi como o brasão do volante, em 1952.


Em1954, foi aplicado ao capô do 356 Speedster e, cinco anos depois, passou a estampar também as calotas das rodas. Agora, o novo logotipo está no Mission X, que acaba de ser revelado.

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Carros elétricos estimulam busca por fontes de energia renovável

Energia fornecida pelo sol e pelos ventos é uma solução viável para abastecer veículos modernos

19 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

eletromobilidade é uma realidade na indústria automotiva e o crescimento da frota de carros movidos a bateria traz à tona um tema importante: a necessidade de gerar energia elétrica em alta escala por meio de fontes limpas e renováveis. 

“A mobilidade elétrica é uma alternativa para melhorar a eficiência energética no transporte e para a integração com as energias renováveis”, afirma Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

O Brasil é privilegiado em termos de abundância de fontes renováveis, como, por exemplo, a energia solar e a eólica. “É uma boa notícia para a transição energética, quando se trata da expansão de infraestrutura de recarga para veículos elétricos”, diz o professor. 

Impacto pequeno

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil tem condições de mudar sua matriz energética – o conjunto de fontes de energia disponíveis – até 2029. Isso reduziria a dependência de hidrelétricas e aumentaria a participação das fontes eólicas e solar.

Mesmo assim, numa projeção de que os veículos elétricos poderão representar entre 4% e 10% da frota brasileira em 2030, estudos da CPFL Energia preveem que o acréscimo no consumo de energia ficaria entre 0,6% e 1,6%. Ou seja: os impactos seriam insignificantes. Não precisaríamos de novos investimentos para atender à demanda.

Entretanto, a chegada dos veículos elétricos torna plenamente viável a sinergia com outras fontes renováveis, disponíveis em abundância no País. “As energias solar e eólica são intermitentes e geram energia de forma uniforme ao longo do dia”, diz o professor. “A eletromobilidade abre uma perspectiva interessante nessa discussão.”

Incentivo à energia eólica

Um bom exemplo vem do Texas (Estados Unidos), onde a concessionária de energia criou uma rede de estações de recarga para veículos elétricos alimentada por usinas eólicas. O consumidor paga um valor mensal de US$ 4 para ter acesso ilimitado aos 800 pontos da rede. 

Segundo Delatore, painéis fotovoltaicos podem, inclusive, ser instalados diretamente nos locais onde estão os pontos de recarga

“A eletrificação da frota brasileira deveria ser incentivada, por causa das fontes limpas e renováveis existentes no País. Cerca de 60% da eletricidade nacional vem das hidrelétricas, ao passo que, na Região Nordeste, 89% da energia tem origem eólica.”

Híbridos no contexto

Contudo, a utilização de fontes renováveis não se restringe aos carros 100% elétricos. Os modelos híbridos também se enquadram nesse cenário. 

Um estudo do periódico científico Energy for Sustainable Development fala das vantagens dos híbridos, ao afirmar que suas emissões de gases de efeito estufa são inferiores às do veículo puramente elétrico.

“Os veículos híbridos possuem baterias menores, com proporcional redução das emissões de poluentes. Essas baterias reduzem o impacto ambiental da mineração dos componentes necessários à sua fabricação. Os resultados demonstram que a associação de baterias de veículo que usam biocombustíveis tem efeito sinérgico mais positivo”, conclui o documento.