No primeiro quadrimestre deste ano, a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) comemorou alta de 51% nos emplacamentos de carros eletrificados (elétricos e híbridos) na comparação com o mesmo período do ano passado. O número total chegou a 19.579 unidades, contra 14.989 em 2022. Isso é quase o número de vendas de todo o ano de 2020, com 19.745. Separando por categorias, foram 2.532 carros elétricos e 17 mil híbridos no período.
Só em abril, foram 4.793 elétricos e híbridos vendidos no Brasil. Isso, a princípio, dá 53,5% a mais que o número de abril de 2022, com 3.123. De acordo com a ABVE, a participação de mercado dos veículos leves eletrificados no mês de abril foi de 3,2% do volume total comercializado no País. Já em relação a março (5.989), os emplacamentos de abril caíram 20%. Mas a associação culpa o menor número de dias úteis do quarto mês do ano – que teve três feriados e cinco dias úteis a menos que o mês anterior.
Os dez carros elétricos e híbridos mais vendidos de abril:
1º) Toyota Corolla Cross (HEV) – 1.037
2º) Toyota Corolla Altis (HEV) – 529
3º) Caoa Chery Tiggo 5X (HEV) – 429
4º) Caoa Chery Tiggo 7 (HEV) – 243
5º) Caoa Chery Tiggo 8 (PHEV) – 209
6º) Volvo XC60 (PHEV) – 157
7º) Volvo XC40 (PHEV/BEV) – 140
8º) Audi Q5 (PHEV) – 139
9º) Porsche Cayenne (PHEV) – 132
10º) Land Rover Defender (PHEV) – 131
Maio tem alta em vendas
Para a ABVE, a tendência é que esses números cresçam ainda mais nos próximos meses. É tanto que, em maio, as vendas saltaram para 6.435. Isso, portanto, assinalou um novo recorde para a eletromobilidade no Brasil. Segundo a associação, trata-se da melhor marca mensal de vendas da história. O recorde anterior, de 6.391 emplacamentos, aconteceu em setembro de 2022. As vendas de maio também representam alta de 90% sobre os 3.387 de maio do ano passado.
As medições, a princípio, começaram em 2012. Desse modo, de janeiro daquele ano (quando somou apenas 9 unidades) até hoje, o número total de veículos leves eletrificados em circulação no Brasil chega a 152.453 unidades.
Confira as vendas do acumulado do ano (janeiro a maio) dos modelos eletrificados por versões:
1º) Toyota Corolla Cross XRX (HEV) – 3.979
2º) Toyota Corolla Altis Premium (HEV) – 2.289
3º) Caoa Chery Tiggo 5X Pro (HEV) – 1.757
4º) Caoa Chery Tiggo 8 Pro (PHEV) – 1.423
5º) Volvo XC60 T8 Plus (PHEV) – 846
6º) Caoa Chery Tiggo 7 Pro (HEV) – 828
7º) BYD Song Plus GS (PHEV) – 743
8º) Toyota Corolla Cross XRV (HEV) – 731
9º) Volvo XC60 T8 Ultimate (PHEV) – 529
10º) GWM Haval H6 GT (PHEV) – 518
O que significam as siglas dos veículos híbridos?
E se você ficou confuso com as siglas nos nomes dos modelos listados acima, o Jornal do Carro te explica. Os veículos PHEV (Plug-In Hybrid Electric Vehicles) são híbridos com motores a combustão e elétrico, e bateria recarregável em fonte externa. Já os BEV (Battery Electric Vehicles) são os totalmente elétricos, movidos exclusivamente por baterias.
Os HEV (Hybrid Electric Vehicles) têm motor a combustão e tração elétrica, mas sem recarga externa. Ou seja, não plugam em tomadas e eletropostos. Por fim, os MHEV (Mild Hybrid Eletric Vehicle) são os híbridos leves, que contam com gerador de 48 volts para ajudar na economia de combustível e redução de emissões. É, portanto, o híbrido mais barato.