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Carro popular: descontos acabam na próxima semana; veja os mais baratos
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Carro popular: descontos acabam na próxima semana; veja os mais baratos

Após quase 20 dias do anúncio do governo, pacote de incentivo para o carro popular já alcança 80% do total de recursos de R$ 500 milhões

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

23 de jun, 2023 · 6 minutos de leitura.

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carro popular
Montadoras utilizaram os R$ 800 milhões em créditos do programa do governo para o carro popular
Crédito:Renault/Volkswagen/Fiat/Jeep

Os descontos do pacote para o “carro popular” estão chegando ao fim. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o crédito autorizado para as montadoras subiu para R$ 400 milhões. Ou seja, corresponde a 80% do total de recursos para veículos, que é de R$ 500 milhões. Dessa forma, é bem provável que os preços se mantenham até a semana que vem, quando o valor deve se esgotar.

Seja como for, ainda é possível adquirir modelos 0-km com os descontos. Por isso, separamos alguns carros que receberam descontos significativos. Entre os hatches, os grandes destaques são Renault Kwid Zen e Fiat Mobi Like. Como já noticiado pelo Jornal do Carro, ambos receberam um desconto total de R$ 10 mil (R$ 8 mil do pacote do governo + R$ 2 mil por parte da marca). Assim, partem de R$ 58.990.



Hyundai HB20 mais vendidos carro popular
Hyundai/Divulgação

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Há também modelos como Citroën C3 na versão Live 1.0, que está com preço a partir de R$ 62.990. Ou seja, sofreu descontos de até R$ 7.000. Já no caso da Peugeot, o grande atrativo é o 208, que baixou de R$ 69.990 para R$ 62.990. Nessa linha, o Polo Track, modelo de entrada da marca alemã, também teve um corte de pouco mais de R$ 7 mil. Além disso, há o Hyundai HB20 Sense, que diminuiu R$ 12.300 na tabela. Assim, sofreu uma redução de R$ 12.300.

  • Renault Kwid Zen – de R$ 68.990 para R$ 58.990
  • Fiat Mobi Like – de R$ 68.990 por R$ 58.990
  • Citroën C3 Live 1.0 – de R$ 72.990 por R$ 62.990
  • Peugeot 208 Like 1.0 – de R$ 69.990 para R$ 62.990
  • Hyundai HB20 Sense – de R$ 82.290 para R$ 69.990

Sedãs surpreenderam nos descontos do carro popular

Já entre os sedãs, um dos grandes destaques é o Fiat Cronos. O modelo recebeu um desconto de quase R$ 13 mil na tabela de preços com pacote do carro popular. Dessa forma, na versão de entrada 1.0, baixou de R$ 84.790 para R$ 71.990. Na faixa dos R$ 80 mil, é possível adquirir o Hyundai HB20S na versão Comfort. Com um desconto de R$ 8 mil, o sedã passou a custar R$ 83.990.

VW Virtus 2023 câmbio manual
Jady Peroni/Jornal do Carro

No entanto, um pouco mais acima, na faixa dos R$ 90 mil, há opções interessantes para o consumidor como Chevrolet Onix Plus LT 1.0 por R$ 90.390 e Toyota Yaris com preço de R$ 93.990 com motor 1.5 de 110 cv de potência. Por fim, abaixo dos R$ 100 mil, há o VW Virtus TSI que caiu de R$ 104.390 para R$ 98.890. Ou seja, desconto de R$ 5.500.

  • Fiat Cronos 1.0 2023 – de R$ 84.790 por R$ 71.990
  • Hyundai HB20S Comfort – de R$ 91.890 para R$ 83.890
  • Chevrolet Onix Plus LT 1.0 – de R$ 96.390 por R$ 90.390
  • Toyota Yaris sedã XL 1.5 – de R$ 97.990 por R$ 93.990
  • VW Virtus 1.0 TSI – de R$ 104.390 por R$ 98.890

E os SUVs?

Logo após o anúncio do pacote do carro popular pelo Governo Federal, dezenas de veículos ganharam descontos na tabela de preços. E a categoria de SUVs, que concentra as vendas no País, não ficou de fora. Modelos que custavam até R$ 120 mil (ou mais) receberam reduções de R$ 8 mil com o incentivo. Mas algumas montadoras foram além e concederam reduções maiores.

Esse é o caso, por exemplo, do Fiat Pulse. O SUV da marca italiana caiu R$ 11.000 e passou a custar R$ 89.990 na versão de entrada. Além dele, o Jeep Renegade também teve uma queda expressiva na tabela de preços. Na configuração 1.3 Turbo, houve um corte de R$ 10.000. Dessa forma, passou de R$ 116.5590 para R$ 107.550.


Fiat Pulse SUVs carro popular
KRPIX/ESTADÃO
  • Fiat Pulse Drive 1.3 – de R$ 100.990 por R$ 89.990
  • Citroën C4 Cactus Live 1.6 – de R$ 108.990 por R$ 100.990
  • Renault Duster Intense 1.6 – de R$ 112.990 por R$ 104.590
  • Volkswagen T-Cross Sense 200 TSI – de R$ 116.550 por R$ 107.550
  • Jeep Renegade 1.3 Turbo – de R$ 125.990 para R$ 115.990

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Carros elétricos estimulam busca por fontes de energia renovável

Energia fornecida pelo sol e pelos ventos é uma solução viável para abastecer veículos modernos

19 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

eletromobilidade é uma realidade na indústria automotiva e o crescimento da frota de carros movidos a bateria traz à tona um tema importante: a necessidade de gerar energia elétrica em alta escala por meio de fontes limpas e renováveis. 

“A mobilidade elétrica é uma alternativa para melhorar a eficiência energética no transporte e para a integração com as energias renováveis”, afirma Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

O Brasil é privilegiado em termos de abundância de fontes renováveis, como, por exemplo, a energia solar e a eólica. “É uma boa notícia para a transição energética, quando se trata da expansão de infraestrutura de recarga para veículos elétricos”, diz o professor. 

Impacto pequeno

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil tem condições de mudar sua matriz energética – o conjunto de fontes de energia disponíveis – até 2029. Isso reduziria a dependência de hidrelétricas e aumentaria a participação das fontes eólicas e solar.

Mesmo assim, numa projeção de que os veículos elétricos poderão representar entre 4% e 10% da frota brasileira em 2030, estudos da CPFL Energia preveem que o acréscimo no consumo de energia ficaria entre 0,6% e 1,6%. Ou seja: os impactos seriam insignificantes. Não precisaríamos de novos investimentos para atender à demanda.

Entretanto, a chegada dos veículos elétricos torna plenamente viável a sinergia com outras fontes renováveis, disponíveis em abundância no País. “As energias solar e eólica são intermitentes e geram energia de forma uniforme ao longo do dia”, diz o professor. “A eletromobilidade abre uma perspectiva interessante nessa discussão.”

Incentivo à energia eólica

Um bom exemplo vem do Texas (Estados Unidos), onde a concessionária de energia criou uma rede de estações de recarga para veículos elétricos alimentada por usinas eólicas. O consumidor paga um valor mensal de US$ 4 para ter acesso ilimitado aos 800 pontos da rede. 

Segundo Delatore, painéis fotovoltaicos podem, inclusive, ser instalados diretamente nos locais onde estão os pontos de recarga

“A eletrificação da frota brasileira deveria ser incentivada, por causa das fontes limpas e renováveis existentes no País. Cerca de 60% da eletricidade nacional vem das hidrelétricas, ao passo que, na Região Nordeste, 89% da energia tem origem eólica.”

Híbridos no contexto

Contudo, a utilização de fontes renováveis não se restringe aos carros 100% elétricos. Os modelos híbridos também se enquadram nesse cenário. 

Um estudo do periódico científico Energy for Sustainable Development fala das vantagens dos híbridos, ao afirmar que suas emissões de gases de efeito estufa são inferiores às do veículo puramente elétrico.

“Os veículos híbridos possuem baterias menores, com proporcional redução das emissões de poluentes. Essas baterias reduzem o impacto ambiental da mineração dos componentes necessários à sua fabricação. Os resultados demonstram que a associação de baterias de veículo que usam biocombustíveis tem efeito sinérgico mais positivo”, conclui o documento.