A Volkswagen aumentará o ritmo em sua eletrificação e planeja acelerar o processo de transição. O CEO do grupo VW, Oliver Blume, afirmou que a marca segue com o compromisso de lançar uma plataforma nova, voltada para elétricos, chamada SSP (Scalable Systems Platform). A diferença está no prazo: será em 2026, e não entre 2028 e 2029, por exemplo.
Em uma reunião com investidores realizada essa semana, o CEO afirmou que a nova plataforma suportará uma grande variedade de veículos elétricos, que vai desde modelos mais simples até esportivos com mais de 1700 cv. Até então, a plataforma tinha suporte para até 1100 cv, por exemplo.
A nova plataforma SSP tem por objetivo escalar e baixar os custos de produção dos elétricos do Grupo VW. A nova arquitetura servirá a 40 milhões de veículos da marca, o que ajudará a reduzir consideravelmente os custos de produção, por exemplo. Blume afirmou que a “maioria” dos modelos atingirá a paridade de margem de lucro com modelos a combustão, algo que apenas “alguns” da atual plataforma MEB conseguem.
Blume explicou que a plataforma em si equivale a até 75% do custo de produção de um carro movido a baterias, algo que em comparação a um veículo a combustão, se equivale a até 10%, por exemplo. Outro componente em comum entre os elétricos construídos sob a SSP será a célula de bateria “unificada”, que a marca produzirá em fábricas próprias.
Nova plataforma SSP da Volkswagen permite 80% de carga em 12 minutos
O grande destaque da SSP será o carregamento rápido da bateria. Graças a arquitetura elétrica de alto desempenho, a carga pode ir de 10% a 80% em apenas 12 minutos. O que é mais rápido do que os 35 minutos da plataforma MEB, por exemplo. A nova arquitetura, junto do novo sistema operacional, também permitirá direção autônoma nível quatro.
As tarefas relacionadas ao desenvolvimento serão subdivididas nas marcas do Grupo VW. A Volkswagen atuará na construção de componentes elétricos para veículos urbanos, a serem utilizados pelas marcas Cupra, Skoda e Audi, por exemplo. Os componentes para modelos médios terão seu desenvolvimento pela Audi, enquanto a Porsche fará partes para seus próprios elétricos, bem como para Audi, Bentley e Lamborghini.
Seja como for, a arquitetura SSP permitirá o barateamento da produção em até 30% em relação a MEB. Entretanto, enquanto a novidade não chega, a VW prepara a plataforma MEB+ para 2025, que trará a redução no tempo de carregamento, e a PPE, voltada para veículos premium, como Porsche e Audi. As informações vem do portal Autocar.
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