A Peugeot apresentou nesta semana a reestilização do seu modelo mais vendido na Europa: o 208. O hatch, que já apareceu em um flagra há alguns dias, adota visual mais esportivo, padrão já presente no SUV 2008, por exemplo. Além disso, está mais tecnológico e conta com um aspecto mais jovial, algo bem-vindo no modelo, em linha há pelo menos 10 anos.
Na dianteira, é possível ver a frente redesenhada. A nova grade acompanha luzes com um novo contorno, agora 100% de LED. O modelo tem DRLs (luzes de condução diurna) redesenhadas e mais retilíneas, que conferem um toque futurista ao hatch. E falando na marca, o 208 apresenta o novo logotipo da Peugeot, em destaque.
Outro destaque no modelo são as novas rodas com um visual moderno. Por fim, as lanternas com LEDs acompanham o visual da dianteira e dão aparência sofisticada. Na parte de dentro há menos mudanças, mas que agregam “novidade” ao modelo.
O chamado i-Cockpit ganhou um multimídia de 10 polegadas, bem como o quadro de instrumentos digital com o mesmo tamanho. Na versão GT, o display tem efeito tridimensional. O volante recebeu um novo desenho, e agora comporta o novo escudo da Peugeot. Opcionalmente, é possível revesti-lo em Alcantara preto, por exemplo.
Ainda no interior, o modelo ganhou novas entradas USB-C, duas na frente e uma traseira, além de uma padrão USB-A, mais antiga, para quem vai atrás. Além disso, o carregador de celular por indução está mais potente, significando menos tempo para recarga.
Peugeot 208 vai ganhar motor 1.0 turboflex no Brasil
No mercado europeu, o novo Peugeot 208 utiliza o motor 1.2 três cilindros com 76 cv ou 100 cv, a depender da versão. Além disso, oferece uma versão híbrida leve com bons 136 cv. Acoplado aos motores existe a opção de câmbio manual de cinco ou seis marchas, ou uma caixa automática de dupla embreagem e seis marchas. Já a versão elétrica e-208 tem 158 cv de potência e autonomia de até 400 km (no ciclo WLTP).
Na Europa, o hatch chega às lojas em novembro. No Brasil, a atual versão está prestes a ganhar o motor 1.0 turboflex, emprestado do SUV Fiat Pulse e que também equipará a picape Fiat Strada. Entretanto, o novo visual deve ficar para 2024, já como linha 2025. E pode ter o futuro conjunto híbrido flex da Stellantis. O 208 é feito na Argentina e vai ganhar a companhia do SUV 2008, que terá sua nova geração produzida no país vizinho, aposentando o 2008 brasileiro, feito em Porto Real (RJ).
O Jornal do Carro também está no Instagram!