Quando um eletrônico fica sem energia restante, é comum dizermos que ele descarregou, ou ficou sem bateria, por exemplo. E se for um carro elétrico? Na China, um caso curioso aconteceu recentemente, onde um elétrico ficou, literalmente, sem bateria. A unidade caiu no chão com o veículo em movimento, inesperadamente.
No vídeo abaixo, feito por um pedestre que passava no local, pode-se ver um veículo, com a tampa do porta-malas aberto, e alguns metros atrás, sua bateria de lítio-fosfato de ferro, deixada no meio de uma avenida em Chengdu, na província de Sichuan. O veículo sem energia é o Cao Cao 60, da empresa de carros por aplicativo Cao Cao, pertencente à Geely. À título de curiosidade, a marca também é dona da Volvo, por exemplo.
O modelo, fabricado na China, é um crossover elétrico desenvolvido para ser um carro por aplicativo, oem que as baterias são trocadas de forma automática, isto é, em estações próprias para a troca. A bateria usada desliza para fora do carro, sendo substituída por outra, nova, totalmente carregada e pronta para uso, por exemplo.
Carro elétrico por aplicativo tem bateria extraível
O processo consiste em um robô que desparafusa a unidade de carga do veículo e a substitui, ou seja, encaixando-a no lugar (abaixo do carro) em segundos. O processo é bastante popular na Ásia com motos elétricas, mas também com carros.
Entretanto, durante a troca da bateria do veículo, algo não foi encaixado devidamente, provocando a perda da força do carro, deixando o motorista na rua. Por fim, o modelo, com preço estimado em US$ 17.500 (aproximadamente R$ 82 mil), tem autonomia de 415 quilômetros na bateria, se ela estiver devidamente presa ao carro, é claro.
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