Você está lendo...
Bateria de carro elétrico de empresa de aplicativo cai no meio da rua na China
Notícias

Bateria de carro elétrico de empresa de aplicativo cai no meio da rua na China

Bateria de carro elétrico se desprende do veículo em movimento e cai no meio de uma avenida; Cao Cao 60 é crossover e tem autonomia de 415 km

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

10 de jul, 2023 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Cao Cao 60 possui bateria substituível, que acabou ficando pelo caminho
Crédito:Híbridos y Elétricos/Reprodução

Quando um eletrônico fica sem energia restante, é comum dizermos que ele descarregou, ou ficou sem bateria, por exemplo. E se for um carro elétrico? Na China, um caso curioso aconteceu recentemente, onde um elétrico ficou, literalmente, sem bateria. A unidade caiu no chão com o veículo em movimento, inesperadamente.

No vídeo abaixo, feito por um pedestre que passava no local, pode-se ver um veículo, com a tampa do porta-malas aberto, e alguns metros atrás, sua bateria de lítio-fosfato de ferro, deixada no meio de uma avenida em Chengdu, na província de Sichuan. O veículo sem energia é o Cao Cao 60, da empresa de carros por aplicativo Cao Cao, pertencente à Geely. À título de curiosidade, a marca também é dona da Volvo, por exemplo.



Publicidade


O modelo, fabricado na China, é um crossover elétrico desenvolvido para ser um carro por aplicativo, oem que as baterias são trocadas de forma automática, isto é, em estações próprias para a troca. A bateria usada desliza para fora do carro, sendo substituída por outra, nova, totalmente carregada e pronta para uso, por exemplo.

Carro elétrico por aplicativo tem bateria extraível

Cao Cao 60 Trasera
Cao Cao 60 tem batería extraível e autonomia de 415 km (Híbridos y Elétricos/Reprodução)

O processo consiste em um robô que desparafusa a unidade de carga do veículo e a substitui, ou seja, encaixando-a no lugar (abaixo do carro) em segundos. O processo é bastante popular na Ásia com motos elétricas, mas também com carros. 


Entretanto, durante a troca da bateria do veículo, algo não foi encaixado devidamente, provocando a perda da força do carro, deixando o motorista na rua. Por fim, o modelo, com preço estimado em US$ 17.500 (aproximadamente R$ 82 mil), tem autonomia de 415 quilômetros na bateria, se ela estiver devidamente presa ao carro, é claro.

O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
VOLVO EX30: NOVO SUV ELÉTRICO COMPACTO CHEGA EM 2O24


Deixe sua opinião