Sob leve camuflagem, a nova VW Passat Variant aparece na Europa, em fotos oficiais. A perua chega para mais uma geração, a nona, mas sozinha, uma vez que o sedã não é mais fabricado. Deste modo, ela segue os passos da Audi RS6 Avant, que segue em linha sem uma versão sedã há alguns anos.
Mesmo sem o sedã, lançado em 1973, para lhe fazer companhia, a Passat Variant ainda se mantém firme como opção de perua familiar. Além disso, o nome “Passat” ainda é forte em países como a China. Desde o lançamento do modelo, já foram vendidas mais de 30 milhões de unidades.
Prevista para chegar em agosto, a Variant terá opções de motores a gasolina (TSI), diesel (TDI) e híbridos leve (eTSI MHEV) e plug-in (eHybrid PHEV), em que a última oferece autonomia de até 100 km no modo elétrico. Espera-se o uso do motor 1.5 TSI evo2 junto de outro elétrico, com a potência combinada de 204 cv. Em matéria de estilo, a perua adotará o novo desenho da marca, seguindo o mesmo caminho do VW Tiguan, por exemplo.
A perua mede 4,91 metros de comprimento, 1,85 metros de largura, 1,42 metros de altura e generosos 2,84 metros de entre-eixos. O porta-malas na Variant também é elogiável: são 690 litros, e pode levar até 1920 litros com os bancos traseiros rebatíveis, por exemplo. O modelo será feito na Bratislava, Eslováquia, junto de outro modelo do grupo VW: a Skoda Superb Combi. Esta última, no entanto, ainda conta com uma versão sedã em linha.
Passat Variant é 14 cm maior que a geração anterior
Além do visual distinto na dianteira, diferente das versões anteriores, a perua se destaca pelo uso dos faróis IQ.Light LED Matrix, que se interligam com o emblema VW por meio de uma faixa de LED. Ainda na dianteira, o visual remonta ao sedã chinês Lamando, por exemplo. Na traseira, o visual se complementa pelo spoiler traseiro, que cobre parcialmente a janela de trás, bem como também pelas falsas entradas de ar no para-choque traseiro.
Contudo, usando a plataforma MQB-A3 evo, a nova Passat Variant deve chegar ao mercado utilizando um painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas e multimídia com telas de 12,9 ou 15 polegadas. Além disso, terá Travel Assist e melhor aproveitamento do espaço interno, uma vez que a perua é 14 cm maior que a anterior. Por fim, esta provavelmente será a última geração do modelo com motores a combustão.
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