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IPVA reduzido é aprovado para carros elétricos e híbridos; entenda a medida
Legislação

IPVA reduzido é aprovado para carros elétricos e híbridos; entenda a medida

Medida pode beneficiar veículos híbridos e elétricos com diminuição do valor do IPVA; medida já foi proposta pelo governo de São Paulo

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

11 de jul, 2023 · 6 minutos de leitura.

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BYD
Por causa de entraves burocráticos e técnicos entre BYD e Ford, negócio será fechado com intermédio do governo da Bahia
Crédito:BYD/Divulgação

O texto que prevê reformas no modelo tributário nacional teve sua aprovação na semana passada, na Câmara dos Deputados. Nele, há mudanças importantes para o mercado automotivo do País, como a proposta de cobrança progressiva do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor), que será feita de acordo com o impacto ambiental do veículo.

Deste modo, carros elétricos, híbridos, movidos a etanol, biodiesel e biogás terão acesso ao benefício, enquanto os demais movidos a gasolina e diesel pagarão mais IPVA. Além disso, há a proposta de progressividade do valor do imposto, com base no preço do carro, incentivando a compra de veículos “mais verdes”, por exemplo. Em modelos mais caros, o imposto também será mais caro.



BYD Yuan Plus
DIOGO DE OLIVEIRA/ESTADÃO

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A reforma, por sua vez, ainda prevê a cobrança do IPVA sobre itens como motos aquáticas, iates, helicópteros e jatos, por exemplo. Hoje, tais veículos estão isentos da taxa. Entretanto, há uma lista de exceção para evitar que a cobrança aconteça em cima de veículos feitos para a agricultura, bem como também de serviço.

Máquinas agrícolas e de serviço podem ficar de fora da cobrança

Ela também abrange aeronaves agrícolas e certificadas para prestação de serviço a terceiros; tratores e máquinas agrícolas, embarcações de pessoa jurídica com outorga de serviços de transporte aquaviário; embarcações de pessoa física ou jurídica que pratique pesca industrial, artesanal, científica ou de subsistência e plataformas que se locomovam na água sem reboques (como navio-sonda ou navio-plataforma).

Segundo o texto, não há a intenção de tornar mais cara a atividade produtiva. A medida quer alcançar bens utilizados por pessoas com maior poder de compra, que hoje em dia não tem tributação, diferente dos demais veículos, mais populares, que precisam pagar o imposto todos os anos. Ainda segundo a medida, há um descompasso entre os valores dos impostos cobrados. Por fim, com a aprovação do texto, é esperado que a medida, ao menos de redução do imposto, atinja todo o País, por exemplo.


Medida de isenção do IPVA já foi ventilada pelo governo de São Paulo

GWM

GWM Haval H6 (GWM/Divulgação)

No entanto, medidas desse tipo não são novidade no Brasil. O governo de São Paulo já afirmou no passado que planeja reduzir, ou mesmo zerar, a cobrança de IPVA de donos de carros híbridos e elétricos. É o que disse o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Embora não tenha dado detalhes, ele falou rapidamente sobre a ideia durante visita à fábrica da GWM, em Iracemápolis, no interior do Estado, em abril.


De acordo com Freitas, as medidas vão começar a valer já em 2024. Se o plano vingar, os donos de carros elétricos e híbridos registrados na capital ficarão isentos do imposto. Isso porque metade do imposto destina-se ao Estado e metade ao município. E a capital paulista já isenta os contribuintes do imposto.

carregadores
(Renault/Divulgação)

Ainda assim, o Estado concentra boa parte do mercado de carros elétricos e híbridos, que ainda caminha a passos tímidos no País. Além disso, também concentra as principais iniciativas para a produção desse tipo de veículo.


É esperado que a redução, ou isenção, do IPVA beneficie a produção de veículos eletrificados, bem como incentive as vendas. No caso dos subcompactos, porta de entrada para o mercado de eletrificados, o desconto pode significar um incentivo ainda maior.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.