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Citroën C3 zera em testes de colisão do Latin NCAP
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Citroën C3 zera em testes de colisão do Latin NCAP

Após receber zero estrela nos testes, Citroën C3 é chamado de vergonhoso e uma afronta à saúde e à integridade dos latino-americanos

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

13 de jul, 2023 · 5 minutos de leitura.

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Citroën C3 foi muito criticado por conta da estrutura instável
Crédito:Reprodução/Latin NCAP

A Latin NCAP divulgou o resultado do teste de colisão do Citroën C3. E o resultado não é nada bom. O hatch, feito em Porto Real (RJ), recebeu zero estrela durante a avaliação do órgão. De acordo com os resultados, a nota ruim se refere “à estrutura instável, à fraca proteção contra colisões frontais, à falta de proteção lateral para a cabeça e à falta de lembrete de uso do cinto de segurança”.

Conforme os resultados, o Citroën C3 recebeu uma pontuação de 12,21 (30,5%) na proteção de passageiros adultos, 23,88 (49,7%) para pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 15 (34,8%) para sistemas de assistência à segurança. Entretanto, a pior nota foi para a proteção de crianças no banco traseiro, onde o subcompacto recebeu um total de 5,93 pontos (12,1%).



citroën c3
Reprodução/Latin NCAP

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Citroën C3 tem dois airbags

Durante o teste de impacto frontal, o Latin NCAP considerou a proteção para o peito do motorista fraca e a do passageiro marginal, por exemplo. Além disso, o assento apresentou baixa proteção para o pescoço do adulto. Da mesma forma, o órgão comenta que a estrutura e área dos pés são instáveis.

Por fim, além do teste frontal, o modelo passou por provas de impacto lateral, chicotada vertical (whiplash), proteção para pedestres e sistemas de assistência à segurança. A entidade não realizou o teste de impacto em poste, pois não há proteção lateral. Cabe lembrar que o C3 conta com dois airbags frontais. Ou seja, o mínimo exigido por lei no Brasil.

Reprodução/Latin NCAP

Muitas críticas

Com a divulgação do teste, o presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP, Stephan Brodziak, comentou sobre o resultado. “É vergonhoso que a Stellantis, que sabe perfeitamente como desenvolver carros mais seguros a preços acessíveis, tenha projetado um carro de segurança tão ruim como o Citröen C3. Um carro dessa natureza representa uma afronta à saúde e à integridade dos latino-americanos, que são tão vulneráveis em situações de colisões e atropelamentos quanto os habitantes dos países onde a Stellantis jamais se atreveria a comercializar um carro com segurança tão precária.”

O Secretário Geral do Latin NCAP, Alejandro Furas, complementou afirmando que “com esse resultado, somado ao baixo desempenho de Strada, 208, Cronos/Argo, entre outros, o Latin NCAP os incentiva fortemente a revisar esses requisitos, que estão longe do que eles alegam e do que os consumidores da região merecem.”


Em contrapartida, o grupo se pronunciou por meio de uma nota oficial. ”A Stellantis afirma seu compromisso com a proteção veicular, desenvolvendo veículos modernos e alinhados com o segmento. Reafirma ainda que seus automóveis atendem todas as regulamentações vigentes.”

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