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BYD Seagull: elétrico que terá preço de Polo e HB20 vende 38 mil na China
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BYD Seagull: elétrico que terá preço de Polo e HB20 vende 38 mil na China

Carro elétrico mais barato da BYD, Seagull vendeu 23 mil unidades só em junho; hatch chega ao Brasil em 2024 e deve ganhar produção na Bahia

Ana Carolina Bilatto, especial para o Jornal do Carro

13 de jul, 2023 · 5 minutos de leitura.

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BYD Seagull elétrico barato
BYD Seagull deve chegar ao Brasil em 2024 por menos de R$ 100 mil
Crédito:BYD/Divulgação

O BYD Seagull é um sucesso na China, onde já emplacou mais de 38 mil unidades. Só em junho, foram 23 mil encomendas. Em breve, o hatch elétrico de entrada chegará ao Brasil. O modelo foi confirmado para 2024 pela vice-presidente global da montadora, Stella Li. A executiva antecipou a novidade durante o anúncio da fábrica de carros em Camaçari, na Bahia.

Por aqui, o BYD Seagull promete ser uma opção de carro elétrico completo e moderno com preço acessível, abaixo de R$ 100 mil. Ou seja, valor equivalente aos de compactos com motor flex, como Hyundai HB20 e Volkswagen Polo. Além disso, o hatch elétrico irá enfrentar os concorrentes como o, JAC e-JS1, Renault Kwid E-Tech e Caoa Chery iCar.

Carro elétrico mais barato da BYD, o Seagull estreou em abril com 1.500 encomendas. Já em maio, o volume saltou foi para 14.300 veículos emplacados. Em seguida, no mês de junho, o hatch elétrico somou mais 23.005 unidades. Assim, em apenas quatro meses, já acumula de mais de 38 mil emplacamentos no mercado chinês.

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Na gama atual da BYD, o Seagull já responde por 18% das vendas da marca, que acumula 128.196 carros elétricos somente em 2023. Ou seja, um avanço considerável em relação a maio, quando representou 12% dos emplacamentos. Isso confirma o potencial de vendas do subcompacto no mercado chinês, bem como no Brasil, a partir do ano que vem.



BYD Seagull
BYD/ Divulgação

BYD Seagull é menor que o BYD Dolphin

No Brasil, o BYD Dolphin estreou no fim de junho e soma mais de 1.200 unidades em uma semana. Dessa forma, o modelo, que estreou por R$ 149.990, estabelece um recorde para o segmento de carros elétricos no País. Pois o Seagull pode registrar um número ainda maior, uma vez que tem tabela mais em conta. Entretanto, tudo dependerá da capacidade da montadora em atender o público brasileiro. E principalmente se a fábrica na Bahia produzir o hatch.


Na China, o BYD Seagull tem três versões com preços entre 73.800 a 89.800 yuans, valores equivalentes a R$ 49.700 e R$ 60.500 na conversão direta. No Brasil, os valores só será anunciados em 2024, mas é possível que o hatch tenha preço inicial abaixo de R$ 100.000, alcançando R$ 120.000 na versão mais completa. Ou seja, o modelo tende a ser um dos elétricos mais baratos do País, com tabela próxima a dos carros flex tradicionais.

BYD Seagull tem tamanho de Renault Kwid

Em relação às dimensões, o Seagull mede 3,7 metros de comprimento, 1,71 m de largura e 1,54 de altura. Além disso, o entre-eixos é curto e tem 2,5 metros. No entanto, o tamanho do carro deixa evidente sua proposta urbana. E o conjunto elétrico reforça isso.

O hatch usa um motor elétrico de 55 kW de potência, o equivalente a 75 cv, número semelhante ao de um motor 1.0 flex a combustão. A autonomia varia conforme o pacote de baterias escolhido pelo proprietário na compra. Com uma bateria de 30 kW de capacidade, o modelo atinge até 305 km. Já com a bateria de 38 kW, a autonomia alcança 405 km.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.