A Mercedes-Benz prepara o lançamento de dois novos carros elétricos no Brasil. Os modelos EQE e EQS desembarcam no País em setembro em versões SUV. Ou seja, são utilitários a bateria com porte similar ao dos atuais GLE e GLS com motores a gasolina. Inclusive, os quatro modelos são feitos na fábrica de Tuscaloosa, no estado do Alabama, nos Estados Unidos.
Por enquanto, a Mercedes-Benz não anunciou os preços. Mas certamente a dupla virá posicionada acima do EQC, que tem tabela de R$ 693.900. O EQE 300 deverá ter preço próximo de R$ 700 mil, enquanto o EQS 450+ deve superar a cifra de R$ 1 milhão. Ambos os SUVs chegarão de início em configurações com motor elétrico traseiro. Além disso, os dois modelos têm pacote AMG Line, eixo traseiro esterçante em até 10° e baterias robustas de longo alcance.
Mercedes-Benz EQE 300 vai encarar iX e Q8 e-tron
O SUV elétrico de 5 lugares vai disputar vendas diretamente com os rivais Audi Q8 e-tron e BMW iX. Para isso, contará com conteúdos avançados. Por exemplo, tem faróis inteligentes com a tecnologia Digital Light, rodas de liga leve AMG de 21 polegadas, multimídia com tela de 12,8” e navegação por GPS com realidade aumentada, e sistema de som premium da Burmester.
O motor elétrico gera potência equivalente a 245 cv e 56 kgfm de torque, e a bateria de 10 módulos tem 89 kWh de capacidade. Segundo a medição do PBVE do Inmetro, o SUV tem alcance de 367 km, um dos maiores entre elétricos no Brasil. Outro destaque no modelo é o porta-malas de 520 litros que chega a 1.675 litros.
EQS 450+ deve ter preço de R$ 1 milhão
Maior e com 7 lugares, o Mercedes-Benz EQS é o novo SUV elétrico topo de linha da marca. Na comparação com o EQE, mantém o motor elétrico traseiro, mas é bem mais potente, com 360 cv é um torque máximo instantâneo de 56,8 mkgf. A bateria de íons de lítio, por sua vez, tem 12 módulos e capacidade de 108,4 kWh. Assim, com a carga completa, tem alcance de 411 km segundo a metodologia de cálculo de consumo do Inmetro.
Por dentro, além da terceira fileira de bancos e do porta-malas de 645 litros, o EQS 450+ tem sistema de som premium 3D da Burmester e o sistema MBUX Hyperscreen que estreou justamente no sedã elétrico EQS. São três telas combinadas – são duas telas de 12,3” e um enorme multimídia central com 17,4”. Para completar, o SUV tem um sistema de odorização da cabine (Air Balance & Energizing) que também ajusta as luzes ambientes para ampliar o conforto a bordo.
Montadora prepara plataforma de conectividade
Além dos dois SUVs elétricos, a Mercedes-Benz prepara no Brasil o lançamento da sua plataforma de conectividade. Sem dar uma data, a marca diz que está em fase final de desenvolvimento do sistema “Mercedes Me”, aplicativo que permitirá acessar informações e dar comandos à distância nos veículos. Para isso, a fabricante anunciará parceria com uma operadora de telefonia, que fornecerá os chips de internet para os carros. O lançamento deve acontecer ainda neste ano.
Mercedes-Benz promete 17 lançamentos ainda em 2023
Além dos novos EQE e EQS SUV, a Mercedes-Benz planeja uma série de lançamentos no Brasil até o fim de 2023. Embora o prazo pareça curto, a marca alemã confirmou que apresentará mais 17 novidades no País, incluindo modelos com motores térmicos e híbridos. Seja como for, com os dois novos SUVs elétricos, a Mercedes-Benz tem agora mais de 30 modelos disponíveis no mercado nacional e é também a marca que tem mais elétricos em oferta, com 7 veículos a bateria (BEV).
Montadora trabalha no jipe EQG
Segundo Carlos Garcia, CEO e presidente da Mercedes-Benz do Brasil, todo o desenvolvimento de veículos na marca atualmente tem foco nos elétricos. Aliás, entre os próximos lançamentos, está o aguardado EQG, versão a bateria do clássico jipe Classe G, que está disponível no Brasil apenas na versão AMG com preço a partir de R$ 1,8 milhão. Entretanto, o lançamento deve acontecer somente em 2025.
*O jornalista viajou a convite da Mercedes-Benz do Brasil
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