Acumulando alguns escândalos, a Tesla está sendo alvo de investigações. O motivo é a nova atualização em seu sistema de direção semiautônoma, o Autopilot. Desta vez, o software permite que o motorista fique mais tempo sem precisar colocar as mãos no volante. Ou seja, aumentando o risco de acidentes de trânsito. A novidade, portanto, chamou atenção da Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário (NHTSA). Esta pediu uma explicação detalhada da montadora sobre o assunto.
De acordo com o site Auto News, o pedido questiona quantos veículos já passaram por essa atualização. Bem como quando e porque a Tesla decidiu alterar o software. A montadora, inclusive, tinha um prazo para enviar sua reposta, que era válido até o dia 25 de agosto. Assim, segundo as informações do site Carscoops, a fabricante entregou um relatório completo. No entanto, ele permanecerá em sigilo.
Tesla enfrentará julgamentos
Vale lembrar que o sistema de direção da Tesla está na mira do órgão de segurança há bastante tempo. Afinal, houve diversos registros de acidentes com veículos da marca que usavam o sistema semiautônomo no momento da colisão. Inclusive, a montadora vai enfrentar, pela primeira vez, um julgamento em setembro deste ano.
O caso é de 2019, quando houve uma suposta falha do piloto automático em um Model 3. Além dele, há também outro acidente em pauta. Ambos deixaram mortos e pessoas gravemente feridas. Seja como for, há outros casos em andamento acusando a falha no sistema da Tesla. Entretanto, a empresa afirma que os acidentes são reflexo de um mau uso do Autopilot por parte dos motoristas.
Investigação
De acordo com a Carscoops, no início de agosto, a administradora do órgão NHTSA, Ann Carlson, comunicou à imprensa que a investigação sobre o sistema da Tesla será concluída em breve. Além disso, também reforçou que a Tesla pode ser obrigada a melhorar o sistema de condução semiautônoma.
Em 2022, o órgão divulgou um relatório que apontou que os carros da marca do bilionário Elon Musk estiveram envolvidos em 70% dos acidentes de trânsito nos Estados Unidos. A pesquisa, portanto, levantou a estatística em um período de aproximadamente um ano, sendo de junho de 2021 até maio de 2022.
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