A famosa van do desenho Scooby-Doo ganhou uma versão 100% elétrica na Indonésia. A van da Volkswagen, ID.Buzz, foi customizada pela Concept Motorsport, uma oficina local de personalização, com revestimento de vinil criado pela TeckWrap e modificações adicionais na suspensão.
A começar pelo design, a homenagem segue a paleta de cores vibrante do desenho animado original, que estreou em 1969. A carroceria, assim, vem pintada nos tons azul turquesa e tem uma distinta faixa horizontal (que pega o para-choque dianteiro, as laterais e a tampa traseira) na cor verde, adornada com flores em laranja.
Para dar mais personalidade, a van do século 21 inclui os rostos dos cinco personagens – respectivamente, Fred, Daphne, Velma, Scooby-Doo e Salsicha – na lateral direita. Ficou faltando, apenas, o estepe dianteiro e o banco da frente inteiriço, como na Mystery Machine original.
Por falar nela, nunca se soube qual o modelo exato era usado pela turma do desenho animado de 54 anos atrás. Uns dizem ser um Dodge A100. Outros, no entanto, apostam no furgão Chevrolet G-Body. Ou no Ford Econoline. O filme Scooby-Doo (2002), no entanto, preferiu não seguir nenhuma das teorias e apostou na van 1972 Bedford CF.
O ID.Buzz
Se a Mystery Machine continua um incógnita, o VW ID. Buzz, apesar de recente, já está bem conhecida mundo afora. Lançada globalmente no ano passado, a nova Kombi, por ora, teve apenas exibição para demonstração no Brasil. Lembrando que o modelo de cinco lugares tem motor traseiro elétrico de 204 cv e 31,6 mkgf de torque e uma bateria de 82 kWh.
Aliás, o ID.Buzz transformado em Mistery Machine ganhou amortecedores KW V3, o que diminuiu a altura do veículo. E não foi só. Afinal, o conjunto de amortecedores e molas têm o papel de minimizar os movimentos de inclinação e rolagem ao fazer curvas, bem como em acelerações e frenagens. Por fim, as modificações feitas no ID.Buzz englobam um conjunto de rodas que mistura tons preto e cromado.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!