O Renault Kangoo E-Tech está no Brasil. O pequeno furgão elétrico veio substituir a versão Z.E., também a bateria. Entretanto, o novo modelo tem maior autonomia e, segundo a marca francesa, um custo de energia por quilômetro rodado de apenas R$ 0,15. O preço é de R$ 259.990 e todos os 200 exemplares do primeiro lote já estão reservados. Ou seja, mais encomendas só em 2024.
Lançado na Europa há quase três anos, o Renault Kangoo E-Tech traz um motor elétrico de 90 kW (potência equivalente a 120 cv). Ou seja, o dobro da antiga versão Z.E., que tinha 60 cv. Além disso, o furgão tem nova bateria de íons de lítio sob o assoalho com capacidade de 45 kWh. Para comparação, o componente anterior tinha 33 kWh. Dessa forma, alcança autonomia de 210 km na estrada e de 329 km na cidade. Já o ciclo combinado é de 300 km.
Para recarregar o Kangoo E-Tech, o proprietário – ou frotista – tem três opções. Em corrente alternada (AC), pode ser feito em tomadas domésticas (2,3 kW) e trifásicas (3,7 kW), ou em carregadores de parede com até 22 kW (algo inédito em veículos comerciais). A recarga também pode ser feita em carregadores rápidos de corrente contínua (DC) e 80 kW. Segundo a Renault, em um Wallbox de 11 kW, o furgão recupera de 15% a 80% em 2h30. Se o equipamento for de 7,4 kW, são cerca de 6 horas.
Garantia
A princípio, as baterias – com sistema de refrigeração líquida e resistência elétrica – têm garantia de oito anos (antes eram cinco) ou 160 mil km. Durante este intervalo, eles são substituídos gratuitamente se a sua capacidade diminuir para menos de 70% do valor nominal (SOC), informa a Renault.
Um pouco mais de torque
Outro dado que supera o antigo Kangoo elétrico é o torque, de 25 mkgf. Desse modo, houve ganho sobre os 23 mkgf da antiga geração – que carregava motor de 44 kW. É pouco, mas já faz diferença para um veículo que anda a maior parte do tempo carregado.
A Renault afirma que o furgão elétrico tem dois modos de condução: Normal e Eco. Tudo é exibido em um quadro de instrumentos digital colorido (com 4,2″) que fica no centro do quadro de instrumentos. Por fim, há três configurações de frenagem regenerativa. O modo “Cruzeiro” é adequado para condução em rodovias e vias rápidas. O “Drive” é para uso misto. E o modo “Freio” entrega regeneração máxima e é indicado para engarrafamentos e trechos de serra, por exemplo.
Design e soluções
Olhando por fora, o Renault Kangoo E-Tech segue as linhas do irmão maior Master. Destaque para os faróis com assinatura iluminada com LEDs, os para-choques de plástico preto, bem como o grande logotipo da Renault que esconde o bocal de recarga. Nas laterais, rodas de aço com 16″ cobertas com calotas, retrovisores largos e porta corrediça do lado do passageiro (e do lado da calçada, para facilitar o embarque e desembarque de cargas).
Por fim, a traseira não foge muito aos furgões tradicionais, com linhas retas, lanternas pequenas (de LEDs) e portas traseiras no formato 1/3 de um lado e 2/3 do outro, com abertura de 90º a 180º, bem como maçanetas especiais para evitar furtos. A Renault, aliás, destaca a bitola traseira mais larga que ampliou o espaço de cargas.
Por falar nele, o compartimento tem 4,3 m³ e capacidade de 800 kg de carga máxima. Já a capacidade de reboque é de 1.500 kg. E o baú tem as seguintes dimensões: 2,2 metros de comprimento, 1,5 m de largura e 1,3 m de altura.
Equipamentos
Na lista de equipamentos, o modelo traz itens como quatro airbags, assistente de partida em rampa e controles de tração e de estabilidade, por exemplo. A frenagem hidráulica convencional é assistida pelo sistema Adaptive Regenerative Brake System (ARB), que maximiza a quantidade de energia recuperada seja qual for o regime de frenagem selecionado.
Para oferecer mais conforto, o interior do Kangoo elétrico tem isolamento acústico reforçado. Por dentro, painel e volante (agora, multifuncional) receberam atualização. Além disso, há regulagem de altura e profundidade para o banco do motorista e volante. E mimos como, por exemplo, bandeja de teto, ar-condicionado digital, sensores de chuva e de luminosidade, vidros e travas elétricos, e sistema multimídia Renault Easy Link (como no SUV Duster. O sistema tem comando de voz, tela de 8″ e espelhamento sem fio com celulares Android e Apple.
Custo operacional
A Renault afirma que o Kangoo E-Tech tem baixíssimo custo por quilômetro rodado. São R$ 0,15 versus R$ 0,50 de um modelo similar à combustão, como as vans do grupo Stellantis, por exemplo (de Citroën e Peugeot). Além disso, veículos elétricos são isentos de IPVA em alguns Estados, bem como não têm restrição de rodízio municipal. A marca considera concorrentes diretos os modelos BYD eT3 e JAC E-JV5.5.
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