Ao conduzir um veículo por vias públicas, compreender a linguagem das placas de trânsito é fundamental. Isso garante a segurança pessoal, dos passageiros, bem como de todos os usuários. E ainda evita multas. As placas de sinalização são cuidadosamente projetadas para transmitir informações de maneira clara e eficiente. Para isso, utilizam cores, formatos e símbolos específicos. Entenda a seguir como reconhecer esses sinais.
Placas de trânsito: entenda as cores e formatos
As placas redondas, com fundo branco e letras em preto e/ou vermelho, dão diretrizes claras. Portanto, ignorá-las resultará em infração. A cor vermelha é um alerta de perigo, geralmente presente em placas de proibição, identificadas por uma barra diagonal sobre o símbolo.
Já as placas amarelas são vistas nas rodovias, por exemplo. Isso ocorre porque essa cor chama mais atenção. Além disso, é facilmente visível à noite, ao refletir a luz dos faróis. Os losangos advertem sobre curvas, lombadas ou a presença de animais na pista.
Por sua vez, as placas verdes indicam direções, saídas de bairros e outras informações sobre o caminho. Por isso, podem ocupar toda a largura da via. Já as placas azuis informam sobre serviços e pontos de interesse, como postos de combustível, restaurantes e atrações turísticas, por exemplo.
Ler placas de trânsito ajuda a evitar multas e perder tempo
Dominar a leitura das placas de trânsito não é apenas uma habilidade útil, mas uma forma de economizar tempo e evitar multas. Isso inclui compreender o uso das faixas de ônibus. Além dos horários de proibição, alguns corredores de ônibus são liberados para todos os veículos em horários específicos. Entretanto, a utilização das faixas “preferenciais” para ônibus é recomendada apenas para fazer conversões.
Desrespeitar essas regras resulta, portanto, em multas substanciais e pontos na CNH. Além disso, ao estacionar, fique atento às placas que indicam horários e limites. Bem como a necessidade de utilizar o sistema de Zona Azul. Parar ou estacionar em locais proibidos pode acarretar em penalidades financeiras e pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
Portanto, estar atento às placas de trânsito é essencial para uma condução consciente, segura e livre de infrações. Conhecer o significado das placas e seguir as regras contribui para um trânsito mais organizado e tranquilo. E beneficia a todos os usuários das vias públicas.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!