Lançado em pré-venda em setembro, o Volvo EX30, novo SUV elétrico de entrada da marca sueca, já pode ser considerado um novo fenômeno de vendas no Brasil. Em apenas dois meses de pré-venda, o modelo já soma quase 2.000 reservas no País. Entretanto, as entregas ainda vão demorar.
Seguindo os passos de modelos como C40 e XC40, o EX30 é mais uma opção elétrica da marca sueca, com proposta de alcançar públicos mais novos, e tendo o preço baixo como atrativo. Além disso, o modelo tem a missão de roubar vendas até de modelos movidos a combustão, como o Jeep Compass.
Modelo também será produzido na Europa
O modelo, produzido na China, terá produção também na Europa, especificamente na Bélgica. A manobra da Volvo tem por objetivo manter o EX30 competitivo no mercado global, uma vez que a União Europeia se prepara para dificultar a vida dos carros elétricos vindos da China, que chegam aos mercados com preço bastante atrativo.
O SUV mostra-se bem aceito pelo público, uma vez que já recebeu quase 2.000 pedidos somente no Brasil. Desses pedidos, 55% deles são da versão topo de linha Ultra. O EX30 tem a função de ser o modelo a consolidar a Volvo como referência em eletrificação, colocando a marca na liderança nas vendas do segmento premium, e também dobrar os emplacamentos em toda a América Latina.
Disponível em quatro versões, todas são equipadas com o motor elétrico traseiro de 272 cv e 34,9 mkgf de torque. Seu 0 a 100 km/h acontece em 5,7 segundos, na versão de entrada, e 5,3 segundos nas versões Extended Range. Entretanto, independente da versão, a velocidade máxima é de 180 km/h.
Alcance do Volvo EX30 vai até 470 km
O SUV compacto tem duas opções de baterias: a primeira com 51 kWh LFP, e a segunda com 69 kWh NMC. Sua autonomia é de 340 km ou 470 km, respectivamente, segundo o ciclo WLTP. Contudo, dependendo da versão, o EX30 pode alcançar velocidade de carregamento de até 153 kW, o suficiente para completar a bateria, de 10% a 80%, em quase 25 minutos.
O modelo compartilha a mesma plataforma SEA, do grupo Geely, com o Smart #1. Além disso, o SUV mede 4,23 metros de comprimento, 1,83 metro de largura, 1,54 metro de altura, e entre-eixos de 2.65 metros. O porta-malas vai de 304 a 904 litros, e o dianteiro, sob o capô, mede sete litros. Com design minimalista, o modelo não tem painel de instrumentos à frente do motorista, no entanto. Assim, todas as funções são reunidas no painel central, numa enorme tela de 12,3 polegadas.
As entregas do modelo começam em 2024. Entretanto, segundo a marca, ainda não há data para a entrega das versões com motor duplo e tração integral. Tal versão dispõe de 428 cv e 55,3 mkgf de torque, o suficiente para lançar o Ex30 de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos, por exemplo.
Abaixo, confia os preços das versões do EX30.
Core Single Engine: R$ 219.950
Core Single Engine Extended Range: R$ 239.950
Plus Single Engine Extended Range: R$ 264.950
Ultra Single Engine Extended Range: R$ 279.950
O Jornal do Carro também está no Instagram, confira!