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Volvo EM90, primeira van da marca sueca, tem primeiras fotos vazadas
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Volvo EM90, primeira van da marca sueca, tem primeiras fotos vazadas

Ministério da Indústria e Tecnologia da China revelou imagens e os principais dados da van de luxo da Volvo; EM90 tem motor elétrico de 272 cv no eixo traseiro e configuração de assentos 2+2+2

Vagner Aquino, especial para o Estadão

17 de out, 2023 · 4 minutos de leitura.

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Volvo
Pela primeira vez fabricante sueca apostará em um modelo do segmento de vans
Crédito:Ministério da Indústria e Tecnologia da China/Reprodução

A nova van da Volvo está pronta. O modelo inédito, que será voltado inicialmente ao mercado chinês, teve sua primeira foto oficial vazada. O responsável pelo vazamento, mais uma vez, foi o Ministério da Indústria e Tecnologia chinês que vez ou outra é responsável por acabar com os mais guardados segredos da indústria automotiva. O modelo de luxo, batizado de EM90, tem lançamento previsto para o dia 12 do mês que vem.



A van, que até o momento havia tido apenas um vídeo teaser divulgado, coloca a Volvo em um novo segmento. Afinal, a fabricante sueca apostará, pela primeira vez, em um modelo do gênero. A ideia consiste em atuar no mercado chinês, que tem grande demanda por esse tipo de veículo, principalmente, para o transporte de turistas. Depois, segue para outros mercados. Vai, desse modo, encarar marcas como Lexus e Mercedes-Benz, por exemplo.

Detalhes da van

Conforme deu para notar no teaser divulgado pela marca em agosto, a van de luxo tem teto solar (são dois, conforme o material prévio). No visual dianteiro, segue a tendência de outros modelos da fabricante, com faróis (iluminados por LEDs) em formato “Martelo de Thor”. Mas a solução pixelada vem do EX30 e do irmão maior EX90. Atrás, as lanternas invadem a área do vidro, como nos SUVs vendidos pela Volvo. O logotipo da marca tem iluminação própria.

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Volvo
Ministério da Indústria e Tecnologia da China/Reprodução

De acordo com os documentos vazados, ao contrário do que se esperava, a van tem motor elétrico (posicionado na traseira) com 272 cv. A princípio, acreditava-se na base da Zeekr 009 (bem como a Volvo, pertence à chinesa Geely) que conta com dois propulsores elétricos que somam 544 cv. Autonomia e capacidade da bateria da EM90 não foram informadas.

Por fim, a nova Volvo tem 5,21 metros de comprimento, 2,02 m de largura e 1,87 m de altura. O entre-eixos, de 3,21 m fica responsável por abrigar seis assentos. A configuração, portanto, é 2+2+2.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.