A Toyota já ultrapassou 300 milhões de automóveis produzidos mundialmente em seus 88 anos de história. O marco inclui dados de produção até setembro de 2023. O número, a princípio, contempla tanto a fabricação no Japão quanto em outros mercados, inclusive Brasil, Europa e América do Norte, por exemplo. Só em sua terra natal, a fabricante já construiu 180,5 milhões de veículos desde agosto de 1935. A primeira montagem foi a picape G1.
De acordo com a marca, o modelo que mais saiu das linhas de produção em todo o planeta é o Corolla. O sedã já totalizou quase 53,4 milhões de exemplares. Fenômeno na indústria automotiva mundial, o sedã, só no Brasil, já emplacou mais de 35 mil unidades neste ano. Em outubro, de acordo com a Fenabrave, foram 3.996 emplacamentos. Assim, crava 79,3% do market share entre os sedãs médios vendidos no País.
O sedã, a princípio, nasceu em 1966, criou derivados e teve diversos estilos de carroceria ao longo das décadas. Some aí a perua Fielder vendida no Brasil há quase duas décadas e o Corolla Cross, lançado por aqui em 2021.
Brasil tem papel importante
Há quase 9 décadas, a história da Toyota – que se iniciou com a fundação da Toyoda Automatic Loom Works – teve um capítulo importante no Brasil. Foi aqui a construção da primeira fábrica da marca fora do Japão. Do complexo, construído na década de 1950 em São Bernardo do Campo (SP), saía o SUV Land Cruiser que, no País, foi chamado de Bandeirante.
Atualmente, só no Brasil, a Toyota tem, além da unidade do ABC paulista (em fim de linha), outras três fábricas em São Paulo. São elas: Indaiatuba, Porto Feliz e Sorocaba. Das linhas, saem Corolla, Corolla Cross, Yaris Hatch e Yaris Sedan. Importados da Argentina vêm Hilux e SW4. O RAV4 e o esportivo GR Corolla, por fim, vêm do Japão.
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