Você está lendo...
Toyota mostra picape elétrica com porte de Fiat Toro e Ram Rampage
Notícias

Toyota mostra picape elétrica com porte de Fiat Toro e Ram Rampage

Conceito Toyota EPU é picape compacta média feita nos moldes de Frod Maverick e Ram Rampage, porém com um diferencial: já nasceu elétrica

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

23 de out, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

EPU
Toyota EPU adianta possível nova picape da marca
Crédito:Toyota/Divulgação

As picapes compactas médias estão em alta, e só a Stellantis oferece duas opções ao público: a Fiat Toro e a Ram Rampage, por exemplo. Entretanto, a Toyota também planeja se aventurar nesse meio, e revelou o conceito EPU, picape monobloco nos mesmos moldes das rivais, como a Ford Maverick.

O modelo mede 5,07 metros de comprimento, o Toyota EPU é totalmente elétrico, e vai de encontro com os interesses da marca, que consiste em apresentar uma gama de veículos interinamente eletrificados. Em termos de porte, é menor do que a atual picape média Hilux, por exemplo.



Toyota/Divulgação

Publicidade


A EPU utiliza a plataforma e-TNGA, feita especificamente para veículos elétricos, e capaz de suportar suas baterias de lítio, bem como os motores elétricos nos dois eixos. Por esta razão, a picape pode ter suspensão traseira do tipo multilink, mas também eixo rígido, a exemplo das rivais chinesas.

Seja como for, a EPU se adianta frente as rivais por já ser totalmente elétrica, algo a ser futuramente copiado pela concorrência, por exemplo. Entretanto, para os que esperam ver um modelo desse gênero no Brasil, podem perder as esperanças. A Toyota não deve entrar no País com um elétrico tão cedo.

Toyota EPU tem dimensões de picape compacta média

Toyota/Divulgação

Com entre-eixos longo, medindo mais de 3 metros, a EPU tem caçamba curta, bem como uma cabine dupla, mas de tamanho mediano. As dimensões vão de encontro à tática utilizada pela concorrência, que parece estar bem consolidada. A frente curta conta com um conjunto ótico de LED, junto de um para-choque com falsas entradas de ar, por exemplo.

Visual simples e funcional é o forte do interior (Toyota/Divulgação)

Por fim, por dentro, o motorista encontra duas telas principais, com função de painel de instrumentos e multimídia, que reforçam o visual futurista do conceito. Um volante em formato de manche chama a atenção, e destaca o interior voltado para a funcionalidade. Contudo, na caçamba, é possível dobrar a tampa para dentro.


O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
BYD Song Plus é SUV híbrido plug-in com autonomia impressionante

Deixe sua opinião