Ainda vai demorar cerca de um ano para que o Toyota Yaris Cross estreie no Brasil. Mas conforme o lançamento se aproxima, mais detalhes surgem sobre o futuro SUV compacto nacional. Apresentado há poucos meses na Ásia, será o terceiro modelo híbrido feito pela marca no País, mais precisamente em Sorocaba (SP).
Uma das novidades descobertas para o SUV é que as versões mais caras terão central multimídia e sistema de som Pioneer. O equipamento terá tela flutuante de 10,1 polegadas e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto. Haverá ainda comando por voz e seis alto-falantes, além de incorporar controles do ar-condicionado e do sistema de iluminação interno.
O que já sabemos sobre o Toyota Yaris Cross
O terceiro híbrido flex da Toyota para o mercado brasileiro deve chegar às lojas no final do ano que vem. O Yaris Cross será feito na plataforma DNGA, uma versão simplificada (mas preparada para a eletrificação) da TNGA usada em Corolla e Corolla Cross. Como foi flagrado em testes por aqui, isso indica que seu lançamento está próximo.
Assim como o restante da “família”, terá versões eletrificadas e somente a combustão. Isso aumentará o leque de concorrentes, que irão desde modelos compactos de entrada a configurações mais sofisticadas com eletrificação. Ou seja, vai brigar com Fiat Fastback, Honda HR-V e VW T-Cross e com híbridos como Caoa Chery Tiggo 5x e Kia Stonic, por exemplo. É um dos SUVs que estreiam em 2024 com maior expectativa no mercado.
Motorização e medidas
A princípio, o Yaris Cross terá o mesmo motor das versões hatch e sedã: o 1.5 aspirado flex de até 110 cv e 14,9 mkgf de torque. O câmbio poderá ser manual de cinco marchas ou automático do tipo CVT. Já na opção de topo, contudo, o conjunto híbrido flex vai combinar motor 1.5 de 91 cv e 12,3 mkgf a um elétrico de 80 cv e 14,4 mkgf. Assim, a potência combinada chegará a 110 cv e o câmbio será sempre o CVT.
Quando se fala em dimensões, o SUV terá 4,31 metros de comprimento, 2,62 m de entre-eixos, 1,62 m de altura e 1,77 m de largura. As medidas são bem próximas às de um Hyundai Creta, por exemplo.
E os preços?
Na Indonésia, o modelo custa o equivalente a R$ 116 mil na versão de entrada. Aqui no Brasil, entretanto, o Yaris Cross ficará posicionado abaixo do Corolla Cross, que parte de R$ 162.590 na configuração XR, apenas a combustão. Já a opção híbrida mais em conta, a XRV Hybrid, custa R$ 202.690.
Dessa forma, podemos estimar que o valor do SUV compacto híbrido flutue entre R$ 120 mil e R$ 170 mil para não canibalizar as vendas do “irmão maior”.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!