Um dos SUVs mais cobiçados da marca alemã, o Mercedes-Benz GLE chega ao mercado brasileiro com novidades em equipamentos e visual. Além disso, há um novo sistema híbrido leve. O modelo está disponível nas carrocerias SUV e Coupé.
Ambos são equipados com um seis cilindros 3.0 a diesel. O motor recebe o que a Mercedes chama de Gerador de Partida Integrado (ISG), além de um sistema elétrico de 48 volts. Dessa forma, a dupla entrega 367 cv (37 cv a mais que a versão anterior) e 76,5 mkgf. O câmbio é automático de nove marchas e a tração, integral.
Com esse conjunto, os carros aceleram de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos. A velocidade máxima chega a 250 km/h, de acordo com a fabricante.
Mercedes-Benz GLE de cara nova (mas nem tanto)
As mudanças no visual foram discretas. No exterior, o GLE recebe novo para-choque, duas lâminas cromadas que atravessam a grade dianteira e barras horizontais nas saídas de ar.
Mas há pequenas diferenças entre as duas versões. No SUV, os faróis com tecnologia LED High Performance, há dois pontos de luz para o sistema de iluminação diurna. Por outro lado, o Coupé vem com faróis LED Multibeam, com quatro pontos de luz. As lanternas, que também foram reformuladas, têm dois blocos horizontais no SUV e duas barras no cupê.
Entretanto, a versão com caída de teto mais acentuada traz ainda pacote visual da AMG, divisão de preparação da Mercedes. Entre os diferenciais estão grade com formato de diamante, acabamentos cromados no para-choque, arcos das rodas na cor do veículo e difusor traseiro, por exemplo.
Novidades internas e preços
No interior, os dois carros vêm com novo volante, acabamento cromado nas saídas de ar e iluminação ambiente com 64 cores. Há telas de 12,3 polegadas tanto para o painel de instrumentos como para a central multimídia.
O sistema, aliás, traz a segunda geração assistente virtual MBUX. Portanto, muitas das funções do carro são controladas agora exclusivamente por comandos na tela. Por fim, há integração com Apple CarPlay e Android Auto sem fio e sistema de som Burmester com 13 alto-falantes.
Bem recheada, a lista de equipamentos tem destaques como teto solar panorâmico elétrico, head-up display, navegação com realidade aumentada e ar-condicionado de quatro zonas. No quesito segurança há câmera 360°, assistentes de condução semiautônoma e função capô transparente para melhorar a visão de obstáculos durante a prática de off-road.
Na carroceria SUV, o GLE custa R$ 729.900, enquanto na opção cupê o modelo sai por R$ 833.900.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!