A ZF já concluiu as fases de desenvolvimento e testes de uma nova geração de sistemas avançados de segurança veicular. A empresa anunciou o início da produção de sua 5ª geração de câmeras para 2025, do supercomputador ZF ProAI para o próximo ano e, ainda para 2023, o início da produção de seu sistema Steer-by-wire (direção por fios).
Isso tem por objetivo apoiar a indústria automotiva em diração à automação de veículos, com componentes desde ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista), software para carros de passeio até sistemas completos de transporte autônomo, por exemplo.
Segundo estudos da marca, até 2025, 75% dos veículos leves em todo o mundo terão algum sistema ADAS, como o freio automático de emergência. A ZF também prevê que metade de todos os veículos em todo o mundo terão sistemas de assistência ao condutor, até 2025.
Ainda entre as novidades, a 5ª geração de câmeras da marca já chegam ao mercado também em 2025, com maior desempenho e maior campo de visão. assim, desta forma, permite aos veículos identificaram com maior antecedência e precisão obstáculos, como veículos, motocicletas, pedestres, entre outros. Um supercomputador, chamado ZF ProAI, entrará em produção já em 2024. O componente atende apliações ADAS do nível 2 ao 5, com mais de 1.500 trilhões de operações por segundo.
Contudo, a marca oferece uma linha completa de chassis e atuadores de segurança, e uma dessas novidades é o Steer-by-wire. O sistema suprime a necessidade de uma barra de direção mecânica, que normalmente liga o volante ao eixo dianteiro, transmitindo os comandos do motorista inteiramente por sinais elétricos, por exemplo.
ZF agora produz sistema ESP em Limeira (SP)
A ZF agora também produz localmente, em Limeira (SP), o controle eletrônico de estabilidade (ESP). A novidade chega em boa hora, uma vez que a obrigatoriedade de todos os veículos do País terem o sistema se aproxima, já no próximo ano. É importante ressaltar que o ESP obrigatório deveria estar em vigor desde 2022, mas foi adiado para 2024.
Contudo, isso se deve a data limite para a implementação de outros equipamentos. Itens como luzes de rodagem diurna (DRL), luzes repetidoras laterais e de frenagem de emergência e outros, que já estavam previstos, por exemplo. Por fim, todos respondem à resolução 799 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
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