Você está lendo...
Novos sistemas de segurança da ZF chegam ao mercado até 2025
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

Novos sistemas de segurança da ZF chegam ao mercado até 2025

Em coletiva dada a jornalistas, a ZF confirmou seus novos produtos, bem como também os avanços na produção da planta de Limeira (SP)

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

13 de nov, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Sistemas de segurança feitos pela ZF logo estarão disponíveis ao público
Crédito:ZF do Brasil/Divulgação

A ZF já concluiu as fases de desenvolvimento e testes de uma nova geração de sistemas avançados de segurança veicular. A empresa anunciou o início da produção de sua 5ª geração de câmeras para 2025, do supercomputador ZF ProAI para o próximo ano e, ainda para 2023, o início da produção de seu sistema Steer-by-wire (direção por fios). 

Isso tem por objetivo apoiar a indústria automotiva em diração à automação de veículos, com componentes desde ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista), software para carros de passeio até sistemas completos de transporte autônomo, por exemplo.



Segundo estudos da marca, até 2025, 75% dos veículos leves em todo o mundo terão algum sistema ADAS, como o freio automático de emergência. A ZF também prevê que metade de todos os veículos em todo o mundo terão sistemas de assistência ao condutor, até 2025.

Publicidade


Ainda entre as novidades, a 5ª geração de câmeras da marca já chegam ao mercado também em 2025, com maior desempenho e maior campo de visão. assim, desta forma, permite aos veículos identificaram com maior antecedência e precisão obstáculos, como veículos, motocicletas, pedestres, entre outros. Um supercomputador, chamado ZF ProAI, entrará em produção já em 2024. O componente atende apliações ADAS do nível 2 ao 5, com mais de 1.500 trilhões de operações por segundo.

ZF do Brasil/Divulgação

Contudo, a marca oferece uma linha completa de chassis e atuadores de segurança, e uma dessas novidades é o Steer-by-wire. O sistema suprime a necessidade de uma barra de direção mecânica, que normalmente liga o volante ao eixo dianteiro, transmitindo os comandos do motorista inteiramente por sinais elétricos, por exemplo.


ZF agora produz sistema ESP em Limeira (SP)

A ZF agora também produz localmente, em Limeira (SP), o controle eletrônico de estabilidade (ESP). A novidade chega em boa hora, uma vez que a obrigatoriedade de todos os veículos do País terem o sistema se aproxima, já no próximo ano. É importante ressaltar que o ESP obrigatório deveria estar em vigor desde 2022, mas foi adiado para 2024.

Contudo, isso se deve a data limite para a implementação de outros equipamentos. Itens como luzes de rodagem diurna (DRL), luzes repetidoras laterais e de frenagem de emergência e outros, que já estavam previstos, por exemplo. Por fim, todos respondem à resolução 799 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O Jornal do Carro também está no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Renault Kardian é o próximo rival de Fiat Pulse e VW Nivus

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.