Você está lendo...
Aceleramos: Chevrolet Silverado chega para encarar RAM 1500 e Ford F-150
Avaliação

Aceleramos: Chevrolet Silverado chega para encarar RAM 1500 e Ford F-150

Picape grande da Chevrolet retorna ao País para suprir lacuna deixada nos anos 2000; Silverado tem motor V8 de 360 cv, luxo e tecnologia

Rodrigo Tavares, de Corumbá, Mato Grosso do Sul, especial para o Jornal do Carro

09 de nov, 2023 · 13 minutos de leitura.

Publicidade

Silverado
Chevrolet Silverado retorna ao País em versão única High Country e motor V8 de 360 cv
Crédito:Rodrigo Tavares/Especial para o Jornal do Carro

A General Motors escolheu as cidades de Corumbá e Miranda, no Pantanal sul mato-grossense, para apresentar a nova Chevrolet Silverado 2024 a jornalistas, e o Jornal do Carro estava presente. A picape grande da marca chega com a dura missão de assustar a concorrência, de nomes como Ford F-150 e RAM 1500.

No Brasil, o modelo da GM será vendido em versão única, High Country, com todos os opcionais, e até 37 acessórios diferentes, vendidos à parte. Rodamos com o modelo que retorna ao País após 21 anos de ausência, em trechos no asfalto e em estradas de terra, e te contamos como foi.



Rodrigo Tavares/Especial para o Jornal do Carro

Publicidade


A primeira impressão da picape fica por conta do tamanho, maior até do que as médias S10 e Trailblazer, por exemplo. O modelo mede 5.91 metros de comprimento, 1,94 metro de altura e 2.06 de largura, então as dimensões são generosas. Além disso, o entre-eixos é de 3.74 metros, o maior entre as picapes grandes. Para quem precisa carregar carga, a caçamba oferece 1.781 litros, também a maior da categoria. A capacidade de carga do modelo, no entanto, é de 716 kg, menor que a rival da Ford, e a caçamba oferece abertura e fechamento elétricos.

O entre-eixos grande se traduz em bom espaço interno, com bom lugar para quem viaja atrás, por exemplo. Na frente, a largura da picape permite espaço de sobra para motorista e passageiro, bem acomodados em bancos de couro com ajustes elétricos e bom suporte em curvas fechadas e situações de asfalto ou piso ruim. Além disso, oferecem também opção de aquecimento e ventilação, algo muito bem-vindo no calor tropical.

Silverado tem a maior multimídia da categoria e bom espaço interno

Rodrigo Tavares/Especial para o Jornal do Carro

Para os que viajam a bordo, a picape oferece um painel de instrumentos digital, de 12,3 polegadas e customizável, bem como também uma central multimídia de 13.4 polegadas, maior da categoria. Ela conta com sistema Google integrado, que permite ao usuário importar seus dados da conta Google diretamente para o carro, sem necessidade de espelhamento de celular, ou de funções do sistema MyLink. Para auxiliar na visibilidade traseira, prejudicada pela pequena janela, o modelo oferece um retrovisor ligado a uma câmera, que exibe imagens nítidas da traseira.

Além disso, o modelo oferece alerta de colisão dianteiro e traseiro, ponto cego e tráfego cruzado, sistema de detecção de pedestres com frenagem de emergência, alerta vibratório nos bancos, wi-fi nativo e o sistema OnStar, que permite contactar uma central que aciona equipes de resgate, em caso de acidente. Completam a lista de itens um estribo elétrico, acionado ao abrir a porta, e um teto-solar, disponível apenas para os que vão na frente.

Rodrigo Tavares/Especial para o Jornal do Carro

Entretanto, a versão High Country que vem ao Brasil tem diferenças em relação ao modelo vendido no mercado americano. Ela possui um kit off-road exclusivo, com amortecedores Rancho (do modelo Z71 americano), assistente de declive e um assoalho reforçado, algo que, segundo a marca, protege o conjunto motor + câmbio do modelo. Os retrovisores também são exclusivos, de tamanho grande, e oferecem dois espelhos, sendo o inferior próprio para ajudar em situações de reboque, por exemplo.

Motor V8 5.3 entrega bons 360 cv de potência

Motor V8 5.3 32V dá a energia que a picape de mais de duas toneladas precisa (Chevrolet/Divulgação)

Quando o assunto é dirigibilidade, a picape tem seus segredos. O modelo vem equipado com motor V8 5.3 de 360 cv, e 52,9 mkgf de torque, e oferece bom desempenho quando demandado. As retomadas são rápidas, graças ao câmbio automático de 10 velocidades, o mesmo utilizado na rival Ford F-150 e nos esportivos Camaro e Mustang, porém com calibragem específica para a picape. A força do motor também ajuda o modelo a ter a maior capacidade de reboque da categoria, com até 4.128 kg.


Entretanto, o consumo é grande tal como a picape, algo esperado. A Silverado faz 6 km/l na cidade, e 7,2 km/l na estrada, mas conseguimos uma média de 8,2 km/l, no trajeto entre as cidades de Corumbá e Miranda, no Mato Grosso do Sul, em trecho rodoviário. Um dos segredos para conseguir números maiores que os divulgados é a grade ativa, que pode abrir por conta própria, diminuindo o arrasto aerodinâmico do modelo, e melhorando o consumo.

Picape oferece três modos de condução diferentes

Chevrolet/Divulgação

Existem as opções de tração 4×2 traseira, 4×4 e 4×4 reduzida, bem como também três modos de condução: Normal, Esporte e Off-Road. No primeiro, o modelo preserva as configurações de fábrica, no segundo, a resposta do câmbio e do acelerador ficam mais rápidas, e a direção fica mais direta, e na terceira, a resposta da direção fica intermediária, feita para velocidades menores.


Outro artifício a favor da picape é o sistema Dynamic Fuel Manegement (DFM), que permite ao modelo variar a disposição do funcionamento de seus oito cilindros. Assim, o motor V8 só utiliza sua força total quando o pico de torque exigido for necessário. Desta forma, pode atuar em até 17 combinações de ordem de disparo de cilindros diferentes, favorecendo a eficiência do motor e o consumo, por exemplo.

Dirigibilidade do modelo agrada pelo conforto e desempenho

Potente, modelo perde um pouco da tração em estradas de terra (Fabio Gonzalez/Chevrolet/Divulgação)

Ao volante, durante o teste, a picape revela-se agradável de dirigir, apesar do tamanho. As ruas de Corumbá (MS) são largas, e jogam a favor do modelo, o que pode ser um problema em demais centros urbanos, como Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo. Seja como for, a posição de dirigir agrada bastante, ajudada pela ampla área envidraçada, e grandes retrovisores. No rodoviário, ultrapassagens não uma dificuldade para o V8, que compre a tarefa tranquilamente. O barulho do conjunto mecânico não invade a cabine, exceto quando se exige força.


Entretanto, conduzindo em estradas de terra, o modelo perde um pouco do conforto, algo esperado em uma picape que utiliza suspensão traseira com feixe de molas semi-elípticas, por exemplo. Mesmo com a tração 4×4 ligada, o modelo mostra-se um pouco arisco, mesmo calçado em pneus 275/60R20 de uso misto, e perfil baixo. A traseira mostra-se solta e requer atenção e pequenas correções ao volante, mas nada que desabone a picape.

Entretanto, é importante dizer que o modelo do teste estava com a caçamba vazia, o que favorece esse tipo de comportamento. Outro ponto crítico é o trepidar excessivo do retrovisor do motorista, algo notado entre todos os presentes no teste, no entanto.

Picape retoma o nome Silverado após duas décadas

Trailblazer fica pequena perto da irmã maior americana (Fabio Gonzalez/Chevrolet/Divulgação)

Seja como for, a Silverado tem suas armas para seduzir o público. O modelo está 200 kg mais leve que a geração anterior, por empregar alumínio em partes como portas, tampa da caçamba e capô. Enquanto demais painéis usam aço, e a caçamba, aço de alta resistência. Desta forma, a montadora garante um ganho de 50% na resistência da picape. Além disso, o modelo conta com 75 módulos eletrônicos, contra os 40 trazidos na maioria dos carros. Tais sistemas podem ser atualizados via OTA (Over-The-Air), sem necessidade de ir à concessionária, por exemplo.

A picape grande da Chevrolet retorna ao mercado para suprir o espaço deixado pela D20 Silverado no início dos anos 2000. O modelo tem a dura missão de seduzir compradores de RAM 1500 e Ford F-150. Mesmo não sendo a mais potente e chegando por último no mercado, tem como proposta se destacar onde as rivais não brilham. Espaço interno, capacidade de reboque e eficiência energética, traduzida em consumo, são pontos positivos.

As primeiras 500 unidades do modelo receberam como um incentivo a compra a capota marítima elétrica, que equipava a versão avaliada. Outros 200 modelos foram postos em pré-venda no dia 11 de setembro, por exemplo, e as entregas da picape começam em 2024. Vendida em versão única High Country, a Silverado pode ser adquirida por R$ 519.990. Por fim, a picape do segmento “Super Premium” da GM tem quatro opções de cores: branco, preto, cinza ou vermelho.


O Jornal do Carro também está no Instagram! 

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Chevrolet Montana RS: como é a versão esportiva da picape

Prós

  • Excelente espaço interno, não falta desempenho e conectividade. Modelo recebe bem motorista e passageiros. Maior entre-eixos da categoria e boa capacidade de reboque.

Contras

  • Modelo chega tarde na disputa entre as picapes grandes, conforto em piso ruim deixa a desejar, versão única High Country custa alto e não oferece versões mais baratas, retrovisor do motorista trepida em excesso em piso ruim

Ficha Técnica

Chevrolet Silverado High Country 2024

Motor

Dianteiro longitudinal, 5.3 litros, oito cilindros em V, 32 válvulas, injeção direta, gasolina, 360 cv a 5.600 rpm e 52,9 mkgf de torque a 4.100 rpm.

Transmissão

automática de dez marchas

Tração

4x2, 4x4, 4x4 com reduzida

Direção

elétrica

Suspensão

Independente com braços articulados e amortecedores Rancho na dianteira, e feixe de molas semi-elípticas com amortecedores Rancho na traseira.

Freios

discos ventilados nas quatro rodas com sistema ABS

Pneus

Bridgestone Dueler A/T 275/60R20 - Estepe: 255/80R17

Peso

2.505 kg

Dimensões

5,91 metros de comprimento; 2,06 m de largura (sem espelhos); 1,94 m de altura; 3,74 m de distância entre-eixos; caçamba de 1.781 litros; capacidade de carga de 716 kg; e tanque de 91 litros

0-100 km/h

7,4 segundos

Velocidade Máxima

180 km/l (Limitada eletrônicamente)

Preço

R$ 519.990

Deixe sua opinião