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Black Friday: GM anuncia promoção para Onix, Montana, Tracker e S10
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Black Friday: GM anuncia promoção para Onix, Montana, Tracker e S10

Em ação da montadora para Black Friday, é possível encontrar descontos de até R$ 38 mil; preços variam por região

20 de nov, 2023 · 3 minutos de leitura.

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Black Friday Onix automáticos
Descontos da linha Onix passam de R$ 8 mil na Black Friday
Crédito:Chevrolet/Divulgação

Depois de Peugeot, Citroën e Hyundai, mais uma montadora anuncia condições especiais para a Black Friday. A Chevrolet oferece descontos para os modelos Onix, Onix Plus, Tracker, Montana e S10. 

Os preços, entretanto, variam de acordo com a região pesquisada, já que é preciso colocar o CEP de sua localização no site para ter acesso às promoções.



black friday
Vagner Aquino/Jornal do Carro

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Veja as ofertas da Black Friday

Na área central da capital São Paulo, por exemplo, o maior desconto encontrado para o Onix foi de R$ 8.830. De acordo com o site da montadora, a versão Premier 1.0 turbo automática sai de R$ 116.820 por R$ 107.990.  Já algumas unidades do hatch LT com motor 1.0 aspirado e câmbio manual são anunciadas de R$ 94.300 por R$ 88.300, desconto de R$ 6 mil. Mas o preço mais baixo encontrado para o modelo foi de R$ 79.990.

O Onix Plus também tem boas reduções. Como algumas unidades da LT 1.0 turbo manual, de R$ 106.380 por R$ 93.990. No total, o desconto é de R$ 12.390. Pesquisando mais a fundo, contudo, dá para encontrar o sedã até por R$ 87 mil.

Chevrolet Montana black friday
Chevrolet/Divulgação

Maiores e menores descontos

O Tracker tem descontos que chegam a R$ 16.410. Na configuração esportiva RS com motor 1.2 turbo e câmbio automático, o SUV de R$ 166.390 sai por R$ 149.980. Curiosamente, há também ofertas irrisórias, como a versão Premier com o mesmo conjunto, que tem desconto de R$ 20 (de R$ 169.390 por R$ 169.370). É possível, entretanto, achar opções do modelo por a partir de R$ 126.250.

Entre as picapes, a nova Montana apresenta oferta com redução de R$ 10.550 no valor. Sai de R$ 130.450 por R$ 119.900 na configuração LT 1.2 turbo manual. Foi o menor valor anunciado para a caminhonete. Por fim, a S10 é o modelo que encontramos o maior desconto: R$ 38.245. Prestes a ser reestilizada, no início de 2024, a versão LT cabine dupla sai de R$ 267.450 por R$ 229.205.

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Carros elétricos estimulam busca por fontes de energia renovável

Energia fornecida pelo sol e pelos ventos é uma solução viável para abastecer veículos modernos

19 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

eletromobilidade é uma realidade na indústria automotiva e o crescimento da frota de carros movidos a bateria traz à tona um tema importante: a necessidade de gerar energia elétrica em alta escala por meio de fontes limpas e renováveis. 

“A mobilidade elétrica é uma alternativa para melhorar a eficiência energética no transporte e para a integração com as energias renováveis”, afirma Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

O Brasil é privilegiado em termos de abundância de fontes renováveis, como, por exemplo, a energia solar e a eólica. “É uma boa notícia para a transição energética, quando se trata da expansão de infraestrutura de recarga para veículos elétricos”, diz o professor. 

Impacto pequeno

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil tem condições de mudar sua matriz energética – o conjunto de fontes de energia disponíveis – até 2029. Isso reduziria a dependência de hidrelétricas e aumentaria a participação das fontes eólicas e solar.

Mesmo assim, numa projeção de que os veículos elétricos poderão representar entre 4% e 10% da frota brasileira em 2030, estudos da CPFL Energia preveem que o acréscimo no consumo de energia ficaria entre 0,6% e 1,6%. Ou seja: os impactos seriam insignificantes. Não precisaríamos de novos investimentos para atender à demanda.

Entretanto, a chegada dos veículos elétricos torna plenamente viável a sinergia com outras fontes renováveis, disponíveis em abundância no País. “As energias solar e eólica são intermitentes e geram energia de forma uniforme ao longo do dia”, diz o professor. “A eletromobilidade abre uma perspectiva interessante nessa discussão.”

Incentivo à energia eólica

Um bom exemplo vem do Texas (Estados Unidos), onde a concessionária de energia criou uma rede de estações de recarga para veículos elétricos alimentada por usinas eólicas. O consumidor paga um valor mensal de US$ 4 para ter acesso ilimitado aos 800 pontos da rede. 

Segundo Delatore, painéis fotovoltaicos podem, inclusive, ser instalados diretamente nos locais onde estão os pontos de recarga

“A eletrificação da frota brasileira deveria ser incentivada, por causa das fontes limpas e renováveis existentes no País. Cerca de 60% da eletricidade nacional vem das hidrelétricas, ao passo que, na Região Nordeste, 89% da energia tem origem eólica.”

Híbridos no contexto

Contudo, a utilização de fontes renováveis não se restringe aos carros 100% elétricos. Os modelos híbridos também se enquadram nesse cenário. 

Um estudo do periódico científico Energy for Sustainable Development fala das vantagens dos híbridos, ao afirmar que suas emissões de gases de efeito estufa são inferiores às do veículo puramente elétrico.

“Os veículos híbridos possuem baterias menores, com proporcional redução das emissões de poluentes. Essas baterias reduzem o impacto ambiental da mineração dos componentes necessários à sua fabricação. Os resultados demonstram que a associação de baterias de veículo que usam biocombustíveis tem efeito sinérgico mais positivo”, conclui o documento.