Nascido na Europa como uma segunda geração do Passat, o Santana foi um dos carros mais emblemáticos da Volkswagen no Brasil. Com produção entre 1994 e 2006 no mercado nacional, o sedã fez muito sucesso e fez história com o primeiro câmbio automático na VW. Aliás, teve produção global e foi feito em outros países como a China, por exemplo. Pois foi lá que foram encontradas algumas unidades novas do modelo, abandonadas em um depósito.
A descoberta é da empresa chinesa Han Chung Classics, que trabalha com a venda de peças antigas da Volkswagen. Nas imagens, é possível ver cinco sedãs na cor branca totalmente novos e com muita poeira. Todos têm o mesmo padrão, com interior com acabamento de tecido preto, por exemplo. Ou seja, exatamente da mesma forma que saíram da fábrica. No entanto, o que mais impressiona é que quase não há quilometragem no odômetro.
Santana conta com motor 1.8 a gasolina
De acordo com a empresa, essas unidades não receberam registro para o uso nas ruas da China. A data de fabricação é do ano de 2012. Ou seja, o último ano de fabricação da primeira geração do modelo no país asiático. Seja como for, estão há cerca de 10 anos parados no armazém abandonado. Por enquanto, não há informações de possíveis donos. Mas, eles são equipados com o conhecido motor 1.8 a gasolina.
Vale dizer que, na china, o público “abraçou” o Santana. Por lá, além do Santana 2000 (igual o brasileiro) teve, no entanto, o Santana 3000. Aliás, a primeira geração do sedã estreou na China em 1983 graças a uma joint venture criada entre a Volkswagen e governo chinês. Assim, foi um dos primeiros modelos da marca alemã no mercado chinês.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!