Estamos nos últimos momentos de 2023 e o calendário de lançamentos chegou ao fim oficialmente. Dessa forma, já podemos falar também sobre os carros que se despediram do mercado brasileiro durante o ano. Cabe dizer que o número de veículos que saíram de linha é muito menor quando comparado ao tanto de estreias.
No Brasil, carros como VW Polo Track, Chevrolet Montana, Ford Ranger, RAM Rampage, BYD Dolphin, GWM Ora 03, Honda Civic e Nissan Versa marcaram presença entre as novidades. Já nas despedidas, a maioria dos modelos já tinha aposentadoria esperada. Como é o caso, por exemplo, do Renault Captur. Por isso, o Jornal do Carro separou uma lista com os veículos que não fazem mais parte do mercado brasileiro.
Carros que saíram de linha em 2023
Kia Cerato
Há cerca de 10 anos, a Kia planejava abrir uma fábrica no Brasil e o Cerato era o grande cotado para ganhar produção nacional. Entretanto, esse plano nunca saiu do papel. Pois agora, o sedã está se despedindo oficialmente do mercado brasileiro. O modelo, aliás, já não faz mais parte do catálogo da marca sul-coreana.
Por aqui, o Cerato era estava disponível como ano/modelo 2021/2022. Nos preços, partia de R$ 136.490 na versão de entrada EX e chegava a R$ 152.190 na configuração topo de linha, a SX. Após a descontinuação do sedã, a Kia passa a contar apenas com a minivan Carninal, os SUVs Stonic, Niro e Sportage, bem como o utilitário Bongo no catálogo.
Renault Captur
Conforme antecipado pelo Jornal do Carro, o Renault Captur deixou a linha de produção na fábrica de São José dos Pinhais (PR). O SUV, que estreou no mercado brasileiro em 2017, nunca chegou a emplacar números excelentes. No entanto, o grande problema surgiu com a guerra da Rússia com a Ucrânia. Afinal, muitas peças eram importadas das fábricas russas, que encerraram operação no País. Além dele, espera-se também a aposentadoria do sedã Logan, que despenca cada vez mais nas vendas. Até o sexto mês do ano, o modelo emplacou 1.366 unidades.
Volkswagen Voyage
Em fevereiro deste ano, a Volkswagen confirmou o fim da produção do Voyage, sedã do Gol. Assim como o hatch, o três-volumes deixa de ser feito no País após uma história que começou em 1981. Mas, diferentemente do Gol, o Voyage teve um hiato de gerações. Ele saiu de linha em 1995 e retornou só em 2008. Assim, teve duas gerações, uma a partir do primeiro Gol (1980), outra com base na quinta geração (Gol G5), que estreou em 2007 sobre a plataforma (PQ24) de Polo e Fox.
Com a aposentadoria, o Voyage sai de vez do configurador do site brasileiro da VW e declarou o fim do estoque. Um dos motivos para a sua saída do mercado foi a desatualização frente à concorrência. Há mais de 14 anos na mesma geração, o sedã tinha um projeto antigo e sofreu por não ter, por exemplo, itens como controle de estabilidade e tração, além de oferecer apenas os dois airbags frontais obrigatórios. Dessa forma, o novo Virtus 2023 assumiu o posto de sedã de entrada da VW no País.
Jaguar F-Type
A Jaguar vai parar de produzir carros com motor a combustão a partir de 2025. Dessa forma, preparou uma despedida em grande estilo para o esportivo F-Type que, por ora, terá a produção encerrada na Europa. Seja como for, para marcar o fim do modelo a gasolina, a marca lançou uma série especial batizada de 75. O modelo chegou ao Brasil em apenas 14 unidades, com preço de R$ 612.977.
Para o Brasil, o F-Type 75 veio na versão R-Dynamic com motor 2.0 turbo de quatro cilindros e injeção direta de gasolina. São 300 cv de potência e 40,8 mkgf de torque a partir das 1.500 rpm. O câmbio é automático de oito marchas, com conversor de torque.
Renault Stepway e Logan
Embora a Renault não confirme, o Sandero Stepway não tem mais produção na fábrica de São José dos Pinhais (PR). O motivo é a chegada do inédito Kardian, novo SUV da Renault que estreou no mercado como substituto oficial do Stepway. O modelo, aliás, será lançado oficialmente no começo de 2024. Portanto, assumirá o espaço na linha de produção. Cabe dizer que o Stepway continua no site da marca por conta de estoque. O mesmo acontece, por exemplo, o sedã Logan, que também vai se aposentar no mercado brasileiro. Assim, é questão de tempo para a Renault anunciar oficialmente a aposentadoria da dupla.
Peugeot 2008
Algo bem parecido acontece com o Peugeot 2008. Isso porque dezembro pode ser o último mês de produção do SUV da marca francesa na fábrica de Porto Real (RJ). Assim, após 8 anos, o modelo com opções de motor 1.6 aspirado e 1.6 turbo deixará o mercado brasileiro. Mas por pouco tempo. Afinal, espera-se que a nova geração do SUV estreie no Brasil já em 2024 com novo visual.
Chevrolet Cruze
A Chevrolet já havia confirmado que o Cruze ia sair de linha em 2023. O modelo, disponível nas versões hatch e sedã, deixará de ser feito na fábrica de Santa Fé, na Argentina. Cabe dizer que o Cruze tem mais de 12 anos de trajetória no Brasil. Atualmente, parte de R$ 149.390, de acordo com o site da marca da gravata dourada. Seja como for, o modelo está com seus dias contados. Assim, o fim é iminente. No entanto, o médio deve dar lugar a um SUV inédito.
Outros carros perto da aposentadoria
Bolt EUV
O Bolt EUV estreou no Brasil em 2023, mas já tem um fim eminente. O SUV elétrico, derivado do hatch, foi lançado em maio com preço de R$ 279.990. Entretanto, pouco antes da estreia, a CEO gloval da General Motors, Mary Barra, estava anunciando o fim do modelo. Dessa forma, deve deixar o mercado já no início de 2024.
O motivo é o compromisso da marca em investir na plataforma Ultium. Entretanto, o grupo brasileiro seguiu com o lançamento do Bolt EUV como uma espécie de prévia para os próximos modelos da marca, o Equinox EV e o Blazer EV. Ambos devem chegar no Brasil já nos próximos meses em valores mais elevados.
Chevrolet Camaro
A Chevrolet também vai tirar de linha mais um de seus carros, o Camaro, que fez muito sucesso no mercado brasileiro. Entretanto, já não é mais assim há algum tempo. Dessa forma, de acordo com a montadora, a produção da última unidade do modelo com motor a gasolina será feita em janeiro de 2024. Seja como for, rumores confirmam que o esportivo vai deixar de existir apenas em versões a combustão. Afinal, a marca pretende regressar o nome Camaro em configurações 100% elétricas.
Ford Mustang
Na mesma linha, outro que vai deixar de existir no Brasil é o Ford Mustang. Inclusive, segundo a montadora, o que resta são apenas os carros em estoque. Há uma nova geração em produção nos Estados Unidos. No entanto, não há nenhuma previsão de chegada ao Brasil. Dessa forma, o Mustang vai se despedir por ora do mercado brasileiro.
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