Você está lendo...
VW divulga primeira imagem do SUV elétrico que substituirá o T-Cross
Notícias

VW divulga primeira imagem do SUV elétrico que substituirá o T-Cross

Novo SUV elétrico da VW pode se chamar ID.2X e deve substituir o T-Cross na Europa; modelo tem previsão de lançamento para 2026

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

15 de dez, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

ID.2X
SUV elétrico da Volkswagen está previsto pode ser primeiro elétrico da marca feito no Brasil
Crédito:Divulgação/Volkswagen

A Volkswagen revelou um teaser do seu futuro SUV elétrico. Com o possível nome ID.2 X, o modelo usa a base no hatch conceito ID.2all. Ou seja, a arquitetura MEB-Light, que é mais simples, com tração dianteira e suspensão traseira por eixo de torção. O SUV, aliás, é uma opção elétrica frente ao T-Cross e pode substituir de vez o SUV compacto na Europa. A previsão de estreia é 2026. Dessa forma, a VW avança no plano de vender apenas carros elétricos no velho continente até 2033.

No único teaser divulgado até o momento, é possível ver que o SUV deve adotar um visual mais esportivo. Vê-se, por exemplo, as caixas de rodas avantajadas, bem como os faróis de LEDs mais finos e um leve caimento no teto na parte traseira. Além disso, há três vincos nas colunas “C”. No interior, espera-se que o utilitário elétrico ganhe central multimídia com tela de 12,9″ e um cluster 100% digital de 10,9″ similar ao de ID.4 e ID.Buzz.



Volkswagen VW
Volkswagen ID.2 (Volkswagen/Divulgação)

Publicidade


A expectativa, aliás, é de que o ID.2X seja um pouco maior que o ID.2. Para se ter uma ideia, o hatch elétrico mede 4,05 metros de comprimento e 2,60 m de entre-eixos. Já o SUV terá cerca de 4,10 m de comprimento, porte parecido com o do Fiat Pulse, por exemplo, que conta com 4,09 m. Já o entre-eixos deve ficar na faixa dos 2,65 metros, tal qual o do T-Cross.

VW ID.2X deve estrear em 2026

Como o Jornal do Carro adiantou, o modelo usará uma versão mais simples da plataforma MEB. Dessa forma, a tração é apenas dianteira. Estarão disponíveis baterias com 38 kWh e 58 kWh, o que pode entregar autonomias entre 290 km a 420 km, por exemplo. Afinal, pelo tamanho, será difícil alcançar os 450 km de autonomia do ID.2all.

SUV vw
Projeção ID.2X (Reprodução/Autocar)

Seja como for, a marca utilizará baterias de células padrão, com química LFP de baixo custo, vindas de uma fábrica da marca que produz essas células em Sagunto, na Espanha. Os veículos, contudo, terão produção em Barcelona. Por fim, em relação ao preço, espera-se que o VW ID.2X tenha tabela inicial de 23.000 euros. Ou seja, algo em torno de R$ 124.000 na conversão direta e sem impostos.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Toyota Hilux SRX Plus une luxo com esportividade da GR-Sport e custa menos

Deixe sua opinião