Apesar de muitos os terem trocado por SUVs como o carro da família, os sedãs continua sendo uma boa opção de compra para quem precisa de espaço e um porta-malas generoso. Porque muitos SUVs enganam pelo porte imponente, mas são apertados por dentro e o bagageiro é menor até que o de alguns hatches.
Além isso, ainda existem os puristas que preferem dirigir mais colados ao chão e não gostam da posição elevada quando entram em um utilitário esportivo. Por outro lado, outros torcem o nariz para carros desse segmento por achar que sedãs são carros de aplicativo. Dessa forma, acabam ignorando as opções disponíveis no mercado por puro preconceito. Mas se sua necessidade é ter um modelo espaçoso e confortável, dar uma chance aos sedãs pode ser uma boa ideia.
Segmento de sedãs está em queda
Se antigamente eram considerados símbolo de status, os sedãs pertencem hoje a uma categoria que encolhe ano a ano. Só em 2023 saíram de linha representantes como Volkswagen Voyage, Chevrolet Cruze e Kia Cerato, por exemplo. Mas o segmento tem tido baixas importantes nos últimos anos.
Mas se você ainda é daqueles que guarda um espacinho do lado esquerdo do peito para as boas alternativas que restaram, conheça abaixo os cinco sedãs mais em conta do mercado brasileiro.
1 – Fiat Cronos Drive 1.0 – R$ 90.990
O campeão da lista entre os sedãs mais em conta do País é o Fiat Cronos. Na versão Drive 1.0, o modelo parte de R$ 90.990. Ele é equipado com o motor 1.0 Firefly de três cilindros que rende 75 cv e 10,7 mkgf com etanol e 71 cv e 10 mkgf com gasolina, além do câmbio manual de cinco marchas. A média de consumo fica em 10,6 km/l e 15 km/l, respectivamente.
Nas dimensões, mede 4,36 m e tem 2,52 m de distância entre os eixos, enquanto o bagageiro carrega bons 525 litros – o maior da categoria. Na versão de entrada, tem na lista de itens de série central multimídia com tela de 7” e conectividade para Apple CarPlay e Android Auto, sensores de estacionamento traseiro, direção elétrica progressiva, ar-condicionado e monitoramento de pressão dos pneus.
2 – Hyundai HB20S Comfort – R$ 91.890
Na segunda posição aparece o Hyundai HB20S, que depois do controverso design do antecessor parece ter feito as pazes com o público. Na versão Comfort, de R$ 91.890, é equipado com motor 1.0 aspirado flex que entrega de 80 cv e 10,2 mkgf com etanol e 75 cv e 9,4 mkgf com gasolina. O consumo médio é de 9,9 km/l com o combustível vegetal e 14 km/l com o fóssil. O câmbio é manual de cinco marchas.
Nas medidas, são 4,32 m de comprimento e 2,53 m de entre-eixos, enquanto o porta-malas leva 475 litros. Na lista de itens de série, destaque para seis airbags, controles de tração e de estabilidade, direção elétrica progressiva, ar-condicionado e central multimídia com tela de 8” e conectividade para Apple CarPlay e Android Auto.
3 – Renault Logan Life – R$ 94.810
Em meio a rumores de que sairia de linha neste ano, o Logan permanece firme e forte no catálogo da Renault. Por R$ 94.810 você leva para casa a versão de entrada Life. Sob o capô está o conjunto formado pelo motor 1.0 aspirado flex de 82 cv e 10,5 mkgf com etanol e 79 cv e 10,2 mkgf com gasolina e pelo câmbio manual de cinco marchas. O consumo é de 9,7 km/l e 14 km/l, respectivamente.
O comprimento do modelo é de 4,35 m e o entre-eixos de 2,63 m, o que o torna o mais espaçoso da categoria. Seu porta-malas leva 510 litros. Por fim, na lista de equipamentos há quatro airbags, controle de estabilidade, luzes diurnas de LEDs, direção elétrica, ar-condicionado e sistema start-stop.
4 – Onix Plus LT 1.0 MT – R$ 97.390
Com preço inicial de R$ 97.390, o Chevrolet Onix Plus na versão LT 1.0 MT ocupa a quarta posição entre os sedãs mais baratos do Brasil. Ele é equipado com motor 1.0 aspirado de 82 cv e 10,6 mkgf com etanol e 78 cv e 9,6 mkgf com gasolina. O consumo é um dos grandes destaques do modelo e fica em 11,3 km/l com o primeiro combustível e 16 km/l com o segundo. Já o câmbio, contudo, é manual de seis marchas.
Suas medidas são de 4,47 m de comprimento e entre-eixos de 2,60 m. O volume do porta-malas é de 469 litros. Na lista de itens de série, traz equipamentos como seis airbags, sensor crepuscular, controles de estabilidade e de tração, ar-condicionado, direção elétrica progressiva, câmera de ré, chave presencial e central multimídia com tela de 8” e conectividade para Apple CarPlay e Android Auto.
5 – Toyota Yaris XL – R$ 97.990
A versão de entrada do Toyota Yaris, a XL, fecha a nossa lista com preço inicial de R$ 97.990. O sedã é o único sem motor 1.0 e câmbio manual, e com isso, é o mais potente também. Ele traz o 1.5 de quatro cilindros aspirado que rende 110 cv e 14,9 mkgf com etanol e 105 cv e 14,3 mkgf com gasolina. A média de consumo fica em 9,7 km/l e 13,8 km/l, respectivamente. Assim, o câmbio é do tipo CVT que simula marchas.
Nas medidas, tem 4,42 m de comprimento e 2,55 m de entre-eixos. Já o porta-malas leva 473 litros. Na lista de equipamentos, destaque para ar-condicionado, direção elétrica, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, luzes de rodagem diurnas e sete airbags.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!