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Carros que saíram de linha em 2023 no Brasil; veja a lista
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Carros que saíram de linha em 2023 no Brasil; veja a lista

Renault Captur, Kia Cerato, Jaguar F-Type e Volkswagen Voyage são alguns carros que saíram de linha no mercado brasileiro em 2023

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

18 de dez, 2023 · 11 minutos de leitura.

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carros que saíram de linha
Alguns modelos devem deixar linha de produção ainda em dezembro
Crédito:Renault/Kia/Volkswagen/Jaguar

Estamos nos últimos momentos de 2023 e o calendário de lançamentos chegou ao fim oficialmente. Dessa forma, já podemos falar também sobre os carros que se despediram do mercado brasileiro durante o ano. Cabe dizer que o número de veículos que saíram de linha é muito menor quando comparado ao tanto de estreias.

No Brasil, carros como VW Polo Track, Chevrolet Montana, Ford Ranger, RAM Rampage, BYD Dolphin, GWM Ora 03, Honda Civic e Nissan Versa marcaram presença entre as novidades. Já nas despedidas, a maioria dos modelos já tinha aposentadoria esperada. Como é o caso, por exemplo, do Renault Captur. Por isso, o Jornal do Carro separou uma lista com os veículos que não fazem mais parte do mercado brasileiro.



Carros que saíram de linha em 2023

Kia Cerato

kia cerato carros
Divulgação/Kia Motors

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Há cerca de 10 anos, a Kia planejava abrir uma fábrica no Brasil e o Cerato era o grande cotado para ganhar produção nacional. Entretanto, esse plano nunca saiu do papel. Pois agora, o sedã está se despedindo oficialmente do mercado brasileiro. O modelo, aliás, já não faz mais parte do catálogo da marca sul-coreana.

Por aqui, o Cerato era estava disponível como ano/modelo 2021/2022. Nos preços, partia de R$ 136.490 na versão de entrada EX e chegava a R$ 152.190 na configuração topo de linha, a SX. Após a descontinuação do sedã, a Kia passa a contar apenas com a minivan Carninal, os SUVs Stonic, Niro e Sportage, bem como o utilitário Bongo no catálogo.

Renault Captur

Captur
Renault/Divulgação

Conforme antecipado pelo Jornal do Carro, o Renault Captur deixou a linha de produção na fábrica de São José dos Pinhais (PR). O SUV, que estreou no mercado brasileiro em 2017, nunca chegou a emplacar números excelentes. No entanto, o grande problema surgiu com a guerra da Rússia com a Ucrânia. Afinal, muitas peças eram importadas das fábricas russas, que encerraram operação no País. Além dele, espera-se também a aposentadoria do sedã Logan, que despenca cada vez mais nas vendas. Até o sexto mês do ano, o modelo emplacou 1.366 unidades.

Volkswagen Voyage

VW Voyage carros
Divulgação/Volkswagen

Em fevereiro deste ano, a Volkswagen confirmou o fim da produção do Voyage, sedã do Gol. Assim como o hatch, o três-volumes deixa de ser feito no País após uma história que começou em 1981. Mas, diferentemente do Gol, o Voyage teve um hiato de gerações. Ele saiu de linha em 1995 e retornou só em 2008. Assim, teve duas gerações, uma a partir do primeiro Gol (1980), outra com base na quinta geração (Gol G5), que estreou em 2007 sobre a plataforma (PQ24) de Polo e Fox.


Com a aposentadoria, o Voyage sai de vez do configurador do site brasileiro da VW e declarou o fim do estoque. Um dos motivos para a sua saída do mercado foi a desatualização frente à concorrência. Há mais de 14 anos na mesma geração, o sedã tinha um projeto antigo e sofreu por não ter, por exemplo, itens como controle de estabilidade e tração, além de oferecer apenas os dois airbags frontais obrigatórios. Dessa forma, o novo Virtus 2023 assumiu o posto de sedã de entrada da VW no País.

Jaguar F-Type

Jaguar F-Type 75
Jaguar/Divulgação

A Jaguar vai parar de produzir carros com motor a combustão a partir de 2025. Dessa forma, preparou uma despedida em grande estilo para o esportivo F-Type que, por ora, terá a produção encerrada na Europa. Seja como for, para marcar o fim do modelo a gasolina, a marca lançou uma série especial batizada de 75. O modelo chegou ao Brasil em apenas 14 unidades, com preço de R$ 612.977.


Para o Brasil, o F-Type 75 veio na versão R-Dynamic com motor 2.0 turbo de quatro cilindros e injeção direta de gasolina. São 300 cv de potência e 40,8 mkgf de torque a partir das 1.500 rpm. O câmbio é automático de oito marchas, com conversor de torque.

Renault Stepway e Logan

Renault Sandero Stepway carros
Rodolfo Buhrer/Renault

Embora a Renault não confirme, o Sandero Stepway não tem mais produção na fábrica de São José dos Pinhais (PR). O motivo é a chegada do inédito Kardian, novo SUV da Renault que estreou no mercado como substituto oficial do Stepway. O modelo, aliás, será lançado oficialmente no começo de 2024. Portanto, assumirá o espaço na linha de produção. Cabe dizer que o Stepway continua no site da marca por conta de estoque. O mesmo acontece, por exemplo, o sedã Logan, que também vai se aposentar no mercado brasileiro. Assim, é questão de tempo para a Renault anunciar oficialmente a aposentadoria da dupla.


Peugeot 2008

Peugeot carros automáticos
Peugeot/Divulgação

Algo bem parecido acontece com o Peugeot 2008. Isso porque dezembro pode ser o último mês de produção do SUV da marca francesa na fábrica de Porto Real (RJ). Assim, após 8 anos, o modelo com opções de motor 1.6 aspirado e 1.6 turbo deixará o mercado brasileiro. Mas por pouco tempo. Afinal, espera-se que a nova geração do SUV estreie no Brasil já em 2024 com novo visual.

Chevrolet Cruze

cruze linha carros
Divulgação/Chevrolet

A Chevrolet já havia confirmado que o Cruze ia sair de linha em 2023. O modelo, disponível nas versões hatch e sedã, deixará de ser feito na fábrica de Santa Fé, na Argentina. Cabe dizer que o Cruze tem mais de 12 anos de trajetória no Brasil. Atualmente, parte de R$ 149.390, de acordo com o site da marca da gravata dourada. Seja como for, o modelo está com seus dias contados. Assim, o fim é iminente. No entanto, o médio deve dar lugar a um SUV inédito.

Outros carros perto da aposentadoria

Bolt EUV

Chevrolet Bolt EUV
Chevrolet/Divulgação

O Bolt EUV estreou no Brasil em 2023, mas já tem um fim eminente. O SUV elétrico, derivado do hatch, foi lançado em maio com preço de R$ 279.990. Entretanto, pouco antes da estreia, a CEO gloval da General Motors, Mary Barra, estava anunciando o fim do modelo. Dessa forma, deve deixar o mercado já no início de 2024.


O motivo é o compromisso da marca em investir na plataforma Ultium. Entretanto, o grupo brasileiro seguiu com o lançamento do Bolt EUV como uma espécie de prévia para os próximos modelos da marca, o Equinox EV e o Blazer EV. Ambos devem chegar no Brasil já nos próximos meses em valores mais elevados.

Chevrolet Camaro

Camaro linha carros
Chevrolet/Divulgação

A Chevrolet também vai tirar de linha mais um de seus carros, o Camaro, que fez muito sucesso no mercado brasileiro. Entretanto, já não é mais assim há algum tempo. Dessa forma, de acordo com a montadora, a produção da última unidade do modelo com motor a gasolina será feita em janeiro de 2024. Seja como for, rumores confirmam que o esportivo vai deixar de existir apenas em versões a combustão. Afinal, a marca pretende regressar o nome Camaro em configurações 100% elétricas.


Ford Mustang

Ford Mustang Mach 1 carros
Ford/Divulgação

Na mesma linha, outro que vai deixar de existir no Brasil é o Ford Mustang. Inclusive, segundo a montadora, o que resta são apenas os carros em estoque. Há uma nova geração em produção nos Estados Unidos. No entanto, não há nenhuma previsão de chegada ao Brasil. Dessa forma, o Mustang vai se despedir por ora do mercado brasileiro.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.