Duas novas marcas de carros chinesas estão prestes a desembarcar no Brasil: a Omoda e a Jaecco, ambas subsidiárias da Chery. Apesar do parentesco, a operação será totalmente independente da Caoa, representante da Chery por aqui. A data de início das vendas ainda é um mistério, mas deverá ser ainda no primeiro semestre de 2024.
Apesar de serem duas marcas distintas, ambas serão comercializadas na mesma rede de concessionárias. De acordo com a empresa, ambas são feitas para públicos diferentes e se complementam, por isso a operação conjunta. Cerca de 40 novas lojas deverão abrir as portas no País no ano que vem.
Omoda 5 é o primeiro modelo confirmado
O crossover Omoda 5 será o primeiro carro que vai desembarcar em território brasileiro. O modelo está disponível em duas versões híbridas leve e também na configuração elétrica, chamada 5 EV. Esta última virá antes das opções híbridas, inclusive.
“Sabemos que nos últimos anos o mercado consumidor de elétricos no Brasil tem crescido, mas ainda está em um estágio inicial de transição se compararmos com o número de vendas de veículos a combustão. Por isso, ofereceremos diferentes opções de motorização ao consumidor brasileiro, permitindo que ele possa adquirir a versão que melhor atende às suas necessidades”, afirma Shawn Xu, CEO global da Omoda | Jaecoo.
Mais barato que Haval H6 e BYD Song Plus
Por ora, a empresa não revelou dados técnicos, ainda mais porque o veículo ainda está em fase de homologação. O foco da apresentação foi o design dos dois carros, que têm porte semelhante ao do Jeep Compass – e será, portanto, o principal rival, ao menos na versão a combustão. Suas medidas são 4,40 metros de comprimento, 1,83 m de largura e 1,59 m de altura. Como base de comparação, o Compass tem 4,40 m de comprimento, 1,82 m de largura e 1,63 m de altura.
Ou seja, engana-se quem pensa que o Omoda 5 chegaria para brigar com outros chineses como Haval H6 e BYD Song Plus, que estão fazendo sucesso por aqui. Por ser menor, será mais barato que a dupla conterrânea, segundo os executivos da marca. Isso significa que o modelo deve estrear com preços bastante competitivos.
O design, por sua vez, é bem diferentão, especialmente nas versões híbridas. Há uma enorme grade dianteira que cria um efeito 3D graças aos losangos que diminuem de tamanho de baixo para cima. Há ainda teto flutuante, carroceria em estilo fastback, luzes diurnas em formato de T e rodas de liga leve de 18”. Por dentro, destaque para as duas telas de 10,25”, uma para o painel de instrumentos e outra para a central multimídia. O elétrico já é mais tradicional, com a grade fechada.
Jaecoo no escuro
A Jaecoo também terá dois modelos no mercado brasileiro, mas nenhum deles foi confirmado por enquanto. Os mais cotados, entretanto, são os SUVs 7 (o carro da foto, com tamanho similar ao do Omoda 5) e 8, de sete lugares. Com design mais tradicional, os carros da marca focam em um público mais aventureiro, mas que não abre mão do luxo.
Fábrica no Brasil?
Antes mesmo de desembarcar de vez aqui no Brasil, Omoda e Jaecoo já cogitam abrir uma fábrica por aqui. O local, contudo, está sendo estudado, mas uma das possibilidades é reativas a fábrica da Chery em Jacareí (SP). A unidade foi fechada há cerca de um ano e meio.
Entretanto, os executivos da empresa afirmaram que consideram todas as possibilidades e podem fabricar tanto no interior paulista como em qualquer outro estado brasileiro. Quem oferecer mais incentivos, leva.
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