Os SUVs atualmente são os queridinhos dos consumidores. É difícil encontrar quem não goste de dirigir esses carros mais altinhos. Ainda mais para quem passa sempre por ruas esburacadas e tem receio de raspar a parte de baixo em uma valeta ou de destruir a suspensão ao cair em uma cratera mais profunda.
Esse segmento, inclusive, lidera hoje a venda de carros zero km no Brasil, com mais de 35% de participação de mercado. E só não vendem mais por conta do preço alto, uma vez que o SUV mais barato do País já passa de R$ 100 mil. Dessa forma, os compactos de entrada – cada vez mais raros, diga-se – vêm logo atrás, mais por conta do poder aquisitivo da população que por preferências.
Mas mesmo que sejam cada vez mais desejados e cobiçados, alguns modelos sofrem com a alta desvalorização. Ou seja, não é porque os SUVs caíram no gosto dos brasileiros que alguns deles não sofram rejeição. E pelos mais diversos motivos, seja por serem caros de manter, tenham saído de linha ou estejam prestes a mudar.
Os 5 SUVs que mais perderam valor em 2023
Cinco SUVs vendidos no mercado brasileiro registraram uma depreciação entre 30% e 35%, de acordo com um levantamento feito pela KBB Brasil. A empresa especializada em precificação de carros novos e usados comparou quanto esses modelos custavam em janeiro deste ano e por qual valor estão avaliados em dezembro.
Na primeira posição ficou o Mitsubishi Outlander HPE 2.0 de sete lugares, ano/modelo 2022. Mesmo tendo saído de linha em 2022 – o que pode explicar também sua rejeição – algumas unidades zero km ainda foram vendidas no início de 2023. O modelo, que custava R$ 233.325 em janeiro, hoje vale R$ 153.416, desvalorização de 34,2%.
Outros modelos da lista que saíram de linha, por exemplo, foram o JAC T50, já que a montadora chinesa passou a focar apenas em veículos elétricos, e o BMW X2, que retorna ao Brasil no ano que vem. Já o Peugeot 2008 vai ganhar nova geração no ano que vem e até já deixou de ser feito por aqui neste mês, o que também seria motivo para que os consumidores o deixem de lado. Por fim, o Tucson vendido no País está defasado em relação ao modelo no exterior, o que também pode justificar sua desvalorização.
Veja abaixo quais (e quanto) foram os cinco SUVs que tiveram maior depreciação em 2023:
Modelo | Preço em jan./23 | Preço em dez./23 | Desvalorização |
Mitsubishi Outlander HPE 2022 | R$ 233.325 | R$ 153.416 | -34,2% |
Hyundai Tucson GLS 2022 | R$ 200.980 | R$ 134.220 | -33,2% |
Peugeot 2008 Allure Pack 2023 | R$ 116.107 | R$ 77.599 | -33,1% |
JAC T50 Plus 2022 | R$ 129.340 | R$ 90.210 | -30,2% |
BMW X2 sDrive18i 2022 | R$ 302.430 | R$ 213.340 | -29,4% |
O Jornal do Carro também está no Instagram!