HB20
Sergio Castro/Estadão

5 SUVs usados pelo preço do Fiat Pulse, o 0-km mais barato do Brasil

Selecionamos cinco modelos usados que estão entre os mais vendidos do país e trazem boa lista de equipamentos e câmbio automático

Por Thais Villaça 14 de dez, 2023 · 9m de leitura.

Hoje o SUV mais barato do Brasil é o Fiat Pulse. Na versão de entrada, que parte de R$ 103.990, o modelo é equipado com motor 1.3 aspirado que rende 107 cv e câmbio manual de cinco marchas. Mas se você quer um SUV mais equipado ou potente, por exemplo, pode encontrar opções interessantes no mercado de seminovos e usados.

Dessa forma, selecionamos cinco modelos que, em sua maioria, podem rivalizar com o próprio Pulse na versão zero km. Os veículos escolhidos, inclusive, fazem parte do Top 10 dos SUVs mais vendidos do país até hoje. Mas nesse caso, por terem poucos anos de uso, trazem um pacote de itens de série mais completo e câmbio automático, algo primordial para esse tipo de público.

Também já listamos cinco opções de sedãs usados que saem pelo preço do Fiat Mobi, o carro mais barato do mercado brasileiro.

Mercado de SUVs usados

Neste ano, a previsão é de crescimento para o mercado de seminovos e usados. De acordo com a Fenabrave (associação que reúne os concessionários), 2023 deve fechar com cerca de 15 milhões de unidades negociadas.

Apenas nos primeiros 11 meses do ano, houve um crescimento de 4,4% em relação ao mesmo período de 2022, com 13 milhões de carros vendidos. Confira abaixo a lista com sugestões de SUVs desse segmento que podem ser boas alternativas aos veículos novos.

SUV
Volkswagen/Divulgação

Volkswagen T-Cross 2020

Desde o lançamento, o T-Cross é um dos queridinhos do público fã de SUVs. A configuração escolhida Comfortline 2020 tem valor aproximado de R$ 101.155. Seu acabamento é simples, mas a dirigibilidade é praticamente imbatível no segmento. Também tem manutenção na média do mercado, é um dos poucos turbinados nessa faixa de preço e é fácil de revender.

Seu motor 1.0 TSI flex rende 128 com etanol e 116 cv com gasolina, enquanto o torque é de 20,4 mkgf com os dois combustíveis. O consumo médio com etanol é de 8,5 km/l e com gasolina, 12,1 km/l. Já o câmbio é automático de seis marchas. Nas medidas, tem 4,20 m de comprimento e 2,65 m de entre-eixos, mas o bagageiro de 373 l deixa a desejar. Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, seis airbags, borboletas para a troca de marchas e rodas de liga leve de 17” fazem parte da lista de itens de série.


Hyundai/Divulgação

Hyundai Creta 2020

Aqueles que não gostaram do visual atual do Creta podem encontrar no modelo anterior uma boa alternativa no mercado de usados. A versão Prestige 2020, por exemplo, avaliada em R$ 102.631, tem um conjunto mecânico razoável e boa aceitação no mercado. Só fique de olho no consumo, especialmente urbano, que não chega a 7 km/l com etanol.

O motor dessa configuração é o 2.0 aspirado flex que entrega 166 cv de potência e 20,5 mkgf de torque com etanol e 156 cv e 19,9 mkgf com gasolina. Pode rodar, em média, 7,5 km/l no ciclo misto entre cidade e estrada com o primeiro combustível e 10,7 com gasolina nas mesmas condições. O câmbio é automático de seis marchas. Mede 4,29 m de comprimento, tem entre-eixos de 2,59 m e carrega 431 l no porta-malas. Seus principais equipamentos são seis airbags, sensores de estacionamento traseiro, chave presencial, bancos de couro e rodas de liga leve aro 17.

Chevrolet Tracker
Chevrolet/Divulgação

Chevrolet Tracker 2021

Outro exemplar com motor turbo da lista é o Tracker LT 2021, tabelado em R$ 101.162. Apesar de não ter o desempenho mais acertado da versão com motor 1.2, o modelo é uma boa pedida para aqueles que estão com o orçamento mais apertado. Sua manutenção está dentro da média e também é um carro que se destaca no mercado de seminovos e usados.

Ele é equipado com motor 1.0 turboflex de 116 cv com qualquer combustível e 16,8 mkgf com etanol e 16,3 mkgf com gasolina. O consumo médio fica em 8,9 km/l e 12,8 km/l. Seu câmbio é automático de seis marchas. Tem 4,27 m de comprimento e 2,57 m de entre-eixos, enquanto o porta-malas leva 393 l. Na lista de equipamentos, destaque para os seis airbags, câmera de ré, chave presencial e rodas de liga leve de 16”.

porta-malas Nissan Kicks carro popular preço SUVs
Diogo de Oliveira/Estadão

Nissan Kicks 2022

A princípio, o Kicks é o modelo mais novo a aparecer na lista. Na versão sugerida Advance 2022, o preço de tabela gira em torno de R$ 103.984. Apesar de o conjunto não ter um desempenho brilhante, é um carro bastante confortável, econômico e tem bom valor de revenda.


Sob o capô está o motor 1.6 aspirado flex que entrega 114 cv e 15,5 mkgf tanto com etanol quanto com gasolina. As médias de consumo ficam em 8,7 km/l e 12,6 km/l, respectivamente. O câmbio é automático do tipo CVT que simula seis marchas. Em termos de medidas, tem 4,31 metros de comprimento e 2,61 m de entre-eixos. No porta-malas vão 432 litros. Entre os equipamentos, há seis airbags, chave presencial, sensores de estacionamento traseiro e rodas de liga leve aro 17.

Jeep/Divulgação

Jeep Compass 2017

Por que não dar um passo além e escolher um modelo de uma categoria acima, um SUV médio? Se selecionarmos um modelo com uns anos a mais, dá para levar para casa um Compass Limited 2017, avaliado em R$ 101.466. Só fique de olho na procedência do veículo, já que a manutenção não é das mais baratas. O consumo também pode ser um problema para quem roda bastante com o carro.

O modelo é equipado com motor 2.0 aspirado flex que rende 166 cv e 20,5 mkgf com etanol e 159 cv e 19,9 mkgf com gasolina. Desse modo, o consumo médio fica em 6,3 km/l com o primeiro e 9,3 km/l com o segundo. Completa o trem de força o câmbio automático de seis marchas. O comprimento é de 4,42 m, enquanto o entre-eixos tem 2,64 m. São 410 l de capacidade no porta-malas. Por fim, há itens como seis airbags, câmera de ré, troca de marchas no volante, chave presencial e rodas de liga leve aro 18.


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Renault Kardian: veja como é o novo SUV compacto de entrada que estreia em 2024
Newsletter Jornal do Carro

Complete seu cadastro para receber as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Cep inválido
CPF/CNPJ inválido
Telefone inválido
Tudo certo!

Seu cadastro foi enviado. Em breve você receberá as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.