Para quem deseja um SUV híbrido no Brasil, existe o Jeep Compass 4XE. Entretanto, o modelo não tem vendido como o esperado, perdendo espaço para a concorrência, por conta da baixa autonomia elétrica e do alto preço. Assim, teve seu valor reduzido em quase R$ 100 mil, para promover uma queima nos estoques.
O Compass 4XE foi lançado em abril de 2022, vindo da Itália, por R$ 349.990. Contudo, para o tanto de tecnologia híbrida apresentada pelo modelo, o valor era considerado muito alto. Assim, há algum tempo, o SUV é vendido com descontos, e custava R$ 287.640. Agora, ganha mais um desconto, custando R$ 250.000.
Com isso, o Compass híbrido custa praticamente o mesmo que a versão diesel. O Compass Longitude Dark TD350 4×4 tem preço de tabela de R$ 249.990, por exemplo. Entretanto, o modelo 4XE é da série S, que usando o motor 1.3 turboflex de 185 cv, custa R$ 243.390. Assim, é possível dizer que cobra-se pouco mais de R$ 6,6 mil pelo sistema híbrido plug-in.
A versão 4XE usa o motor turbo 1.3 turbo a gasolina de 180 cv e 27,5 mkgf de torque, em conjunto com outro motor elétrico, de 60 cv e 25,5 mkgf de torque. Montado sob o eixo traseiro, pode levar o modelo até os 130 km/h, sem ajuda. Em conjunto ao sistema híbrido, está um pequeno gerador elétrico, auxiliando o motor a combustão na recuperação de energia.
Desconto deixa Compass 4XE mais competitivo frente aos rivais
A soma dos motores confere ao modelo 240 cv, com um 0 a 100 km/h de 6,8 segundos. A bateria do 4XE tem 11,4 kWh de capacidade, com alcance elétrico de apenas 44 km, menos do que o ofertado por rivais como o BYD Song Plus (R$ 239.990) e GWM Haval H6 PHEV (R$ 269.990), por exemplo. Entretanto, agora o Jeep torna-se competitivo, ao menos no quesito preço.
O modelo oferece sete airbags, piloto automático adaptativo, assistente de permanência de faixa, câmeras para visão 360°, além do sistema de som da Alpine com 506 Watts, e central multimídia de 10”. Além disso, há também frenagem autônoma de emergência, alerta de pontos cegos, assistente virtual Alexa, Android Auto e Apple CarPlay. Por fim, também estão presentes o sistema de reconhecimento de placas, e sensor de fadiga.
O Jornal do Carro também está no Instagram!