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Dolphin Mini, Ballet Cat e Y3: Brasil terá elétricos de R$ 100 mil em 2024
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Dolphin Mini, Ballet Cat e Y3: Brasil terá elétricos de R$ 100 mil em 2024

Elétricos das marcas GWM, BYD e JAC prometem movimentar o mercado em 2024, competindo por um espaço disputado: a faixa dos R$ 100 mil

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

01 de jan, 2024 · 8 minutos de leitura.

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BYD Dolphin Mini
BYD Dolphin Mini é um dos lançamentos mais esperados de 2024
Crédito:Elecars.uz/Divulgação

O ano de 2024 começa prometendo novidades no mercado de elétricos de entrada. Embalados na onda de nomes como o BYD Dolphin, por exemplo, que estreou no País por R$ 149.800 no ano passado, movimentou o setor, fazendo com que os rivais baixassem os preços. Entretanto, para este ano, há algumas promessas de modelos a bateria que podem ter preços em torno dos R$ 100 mil. E o Jornal do Carro separou algumas delas.



Elétricos que devem chegar ao Brasil na faixa dos R$ 100 mil:
BYD Dolphin Mini

BYD/Divulgação

A BYD está caminhando para aumentar sua gama no mercado nacional. Após o lançamento do Dolphin com preço competitivo, a marca chinesa planeja lançar o hatch Dolphin Mini. O modelo, registrado no Instituto Nacional de Propriedade Veicular (INPI) em junho do ano passado, pode chegar ao Brasil até março deste ano.

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A grande sacada, entretanto, é que o modelo custará por volta de R$ 100 mil — apesar de que o retorno da cobrança do imposto de importação para carros elétricos possa elevar esse valor, no fim das contas. É o preço equivalente ao de um Volkswagen Polo TSI ou de um Hyundai HB20 Comfort, por exemplo, ambos com motor turbo e câmbio manual. Na China, o hatch elétrico de entrada tem três versões com preços que vão de 73.800 (R$ 50.600, na conversão direta) e 89.800 yuans (R$ 61.500).

Em termos de tamanho, o Dolphin Mini tem 3,78 metros de comprimento, 1,71 metro de largura e 1,54 metro de altura e 2,50 m de entre-eixos. Como base de comparação, as medidas do Dolphin são 4,12 m no comprimento, 1,77 m de largura, 1,57 m de altura e 2,70 m na distância entre os eixos.

Apesar de a BYD não informar as especificações técnicas por ora, há duas opções de motorização possíveis. A primeira é um motor elétrico de 55 kW alimentado por bateria de 30 kWh que gera 75 cv de potência. Nesse caso, a autonomia (no generoso ciclo chinês, que fique claro) chega a 305 km.


Por sua vez, a segunda traz também apenas um motor elétrico de 75 kW com bateria de 38,8 kWh, capaz de entregar 102 cv. O alcance, nas mesmas condições, chega a 405 km, de acordo com a montadora.

JAC Y3

elétrico
Divulgação/JAC Motors

Com tantos lançamentos recentes ou programados, a JAC também planeja trazer um novo compacto elétrico ao mercado brasileiro em 2024. E o escolhido para a missão será um carrinho chamado Y3, ou Yiwei 3, de acordo com o mercado. O modelo deve aportar no mercado nacional ainda no primeiro semestre deste ano.


Dessa forma, o Y3 deverá brigar com BYD Dolphin e GWM Ora 03, deixando o E-JS1, atual carro de entrada da JAC, para rivalizar com o Dolphin Mini, que também estreia esse ano. A estratégia, inclusive, deve jogar o preço do compacto da JAC, de atuais R$ 126.900, para baixo. Assim ficaria mais competitivo em relação ao rival, que deve chegar por um valor em torno de R$ 100 mil. Além disso, a medida evitaria uma possível canibalização nas vendas do Y3.

Desenvolvido em parceria com a Volkswagen, dona de 75% da JAC na China, o Y3 é feito sobre a plataforma D1, mais sofisticada que a do E-JS1, por exemplo. Já flagrado em testes rodando por aqui, ainda não se sabe qual versão do carrinho será importada para o Brasil. O Y3 tem 4,02 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,56 m de altura e o entre-eixos mede 2,62 m. São medidas próximas às dos rivais chineses, com poucos centímetros de diferença, que equivalem também às de um Hyundai HB20, por exemplo.

Isso porque há duas opções de trem de força. A primeira traz um motor elétrico alimentado por bateria de 41 kWh para entregar 95 cv e 13,8 mkgf de torque. Nesse caso, a autonomia é de 405 km (lembrando que os números são de acordo com o ciclo chinês, mais “generoso” que os tradicionais). Já a segunda tem bateria de 51,5 kWh e rende 136 cv e 21,4 mkgf. O alcance é de 505 km. Em ambas, entretanto, a velocidade máxima é de 150 km/h.


GWM Ballet Cat

GWM
Divulgação/GWM

GWM já se aventura no mercado dos elétricos de entrada com o Ora 03. No entanto, esse ainda não é o modelo na faixa dos R$ 100 mil da montadora. Ao que tudo indica, uma das grandes apostas para o mercado nacional é o Ballet Cat, que também faz parte da submarca de elétricos Ora.

Trata-se de um hatch elétrico que, inclusive, tem desenhos registrados no Brasil. Segundo a marca, o modelo conta com 4,23 metros de comprimento e 2,65 m de distância entre-eixos. Ou seja, é maior que o Peugeot e-208. Até o momento, não há data de estreia definida pela GWM. No entanto, espera-se que o modelo chegue até o fim deste ano.


Sob o capô, o hatch chinês traz um motor elétrico que pode alcançar 145 cv ou 173 cv de potência, a depender da versão. As opções de bateria são de 49 kWh e de 63 kWh. Dessa forma, o Ballet Cat consegue alcançar uma velocidade máxima de 160 km/h. A autonomia, por sua vez, é de 400 km (no ciclo chinês CATL).

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